Em maori, Auckland é Tamaki Makau Rau, que significa ‘cidade dos 100 amantes’, já que foi um território disputado por muitas tribos maorís na remota história pré-européia. Hoje Auckland é uma cidade extremamente cosmopolita e a principal porta de entrada para a maioria dos turistas que vão à Nova Zelândia. Sua personalidade, que mistura o estilo de vida das grandes cidades à paisagem neozelandesa, colocou a cidade no patamar dos melhores lugares para se viver em todo o mundo.
Durante muitas décadas Auckland atraiu gente de todos os cantos do mundo, o que tornou sua sociedade hoje extremamente multicultural, sendo os grupos étnicos predominantes os maorí, habitantes das Ilhas do Pacífico e asiáticos. A maioria dos turistas passa parte do tempo no centro de Auckland, que inclui alguns morros e ruas secundárias interessantes. Mas vale a pena ir a alguns lugares específicos para conhecer a região de Auckland como um todo, que inclui quatro cidades: Auckland City, o agitado centro que fica entre dois portos; Manukau City, a terceira maior cidade da Nova Zelândia e o centro polinésio;
North Shore City que tem várias enseadas no litoral, a agitada Takapuna e vista para a Rangitoto Island (o último vulcão de Auckland a entrar em erupção há 600 anos); e Waitakere City que tem vinhedos, florestas e artistas. Quem visita Auckland pode usufruir de suas galerias, museus, teatros, muitas lojas e restaurantes de primeira linha, com uma cozinha inovadora e fresca, além do excelente vinho neozelandês (entre os rótulos famosos de Auckland estão o Kumeu River, Stonyridge e Matua Valley).
Aqueles que preferem o contato com a natureza devem abusar das praias da cidade, das caminhadas pelas florestas e de suas inúmeras ilhas. Do centro de Auckland você pode pegar uma balsa até uma das ilhas, sendo a maior de todas Rangitoto (20 minutos), Waiheke (35 minutos) e Great Barrier (duas horas); ou pode ir até Devonport, em North Shore.
História Local Depois da assinatura do Tratado de Waitangi, em 1840, a capital do país passou de Bay of Islands para Auckland e os navios de imigração começaram a chegar dois anos mais tarde.
Em 1865, Wellington tornou-se a capital. A corrida do ouro, a construção naval e as madeiras kauri formaram as primeiras indústrias.
Os programas de imigração começaram nos anos 1950s, responsáveis pelo fato de Auckland ser hoje uma cidade multicultural e cosmopolita.
Política Local Desde que a Nova Zelândia conseguiu o direito de sediar a Copa do Mundo de rúgbi de 2011, há uma discussão importante em pauta: onde deve ser a final? No consagrado Eden Park de Auckland, um estádio com uma nova proposta de frente para o mar, ou no Suncorp Stadium de Brisbane, para horror dos amantes do esporte? Recentemente o Eden Park foi escolhido para o prestigiado evento e estão sendo feitas as devidas alterações para atender às 90 exigências, inclusive aumentar a capacidade de público de 45.000 para 60.000 espectadores e melhorar o transporte público de acesso ao parque.