quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sean Goldman dá entrevista a TV (Postado por Lucas Pinheiro)

O garoto Sean Goldman, pivô de uma polêmica internacional sobre custódia entre seu pai americano e a família brasileira de sua mãe, deu uma entrevista que deve ir ao ar nesta sexta-feira (27) na TV americana NBC.

É a primeira vez que ele fala desde o início do caso.

Jornais americanos adiantaram partes da entrevista para o programa "Dateline NBC". Nelas, Sean diz que seu pai, David Goldman, é "seu melhor amigo" e relembra os dois anos em que vivem juntos no estado americano de Nova Jersey.

"Outros pais podem ser só pais. Mas ele é mais que um pai", diz Sean a respeito de David, que encarou uma longa disputa judicial para ter sua custódia.

Questionado sobre como era sua vida no Brasil antes da volta para os EUA, Sean, hoje com 11 anos, disse:

"Eu não estava com raiva, mas estava confuso", disse, sempre em inglês. "Onde estava meu pai? Eu tinha medo de perguntar."

Sean disse se lembrar de quando, em dezembro de 2009, foi levado do Rio de Janeiro de volta a Tinton Falls, Nova Jersey, onde hoje mora.

"Lembro de ser arrastado por ruas cheias de cinegrafistas. Muitas pessoas empurrando", disse. "E ouvir muita gritaria e gente chamando meu nome. Eu só queria escapar de todos."

"Eu lembro de ter ido ao avião, e meu pai estava olhando e acenando. Eu disse para ele se apressar porque eu queria entrar no avião e voltar para os EUA."

Disputa judicial
A disputa judicial pela guarda do garoto começou depois da morte da mãe de Sean, Bruna Bianchi, em 2008.

Antes da decisão da Justiça brasileira autorizando a permanência do garoto com o pai biológico, Sean morava no Brasil havia quase 5 anos, após ter sido trazido dos Estados Unidos pela mãe.

Já no Brasil, Bruna Bianchi se separou de David e se casou com o advogado João Paulo Lins e Silva.

Em 2008, após a morte de Bruna, o padrasto ficou com a guarda provisória da criança.

David Goldman, no entanto, entrou na Justiça e pediu o retorno da criança aos Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, pressionaram pela entrega de Sean.

Pai, padrasto e avós maternos da criança travaram uma batalha jurídica pela guarda do menino.

O caso começou na Justiça estadual do Rio e depois passou para a jurisdição federal.

Goldman argumentou que o Brasil violava uma convenção internacional ao negar seu direito à guarda do filho.

Já a família brasileira do garoto dizia que, por “razões socioafetivas”, o que inclui a convivência com sua meia-irmã, Chiara, ele deveria permanecer no país, ao qual já estava adaptado.

A Justiça brasileira, no entanto, ordenou a entrega do menino ao pai biológico.

A avó de Sean ainda recorre, no Supremo Tribunal Federal, da decisão judicial que o mandou morar com o pai nos Estados Unidos.

O plenário do tribunal deve analisar o caso, em data ainda não definida.
 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Menina britânica desaparecida em Portugal pode estar viva, diz polícia (Postado por Lucas Pinheiro)

A polícia britânica afirmou nesta quarta-feira (25) que existe uma "possibilidade" de que Madeleine McCann, a menina desaparecida em 2007 em circunstâncias misteriosas durante as férias da família em Portugal, esteja viva, e pediu às autoridades deste país a reabertura do caso.

"Acreditamos sinceramente que existe uma possibilidade de que ela esteja viva", disse Andy Redwood, da Divisão de Homicídios e Crimes Graves da Scotland Yard.

A polícia britânica divulgou uma projeção de como seria Maddie com 9 anos.

A pequena Maddie desapareceu na noite de 3 de maio de 2007, poucos dias antes do aniversário de quatro anos, em seu quarto em um complexo turístico de Praia da Luz, no Algarve, sul de Portugal, onde seus pais a deixaram antes de jantar com um grupo de amigos a poucos metros de distância.

O caso, que gerou imensa atenção da imprensa britânica e internacional, foi investigado durante 14 meses e arquivado sem resultados em Portugal, mas os pais da menina, Gerry e Kate McCann, convencidos de que a filha foi sequestrada, pressionaram para que o governo britânico determinasse à polícia uma revisão dos diferentes elementos da investigação.

O inspetor Redwood afirmou nesta quarta-feira que durante a revisão foram detectadas 195 "oportunidades de investigação", mas não quis revelar detalhes sobre as pistas.

Ele limitou-se apenas a afirmar que algumas eram oculares.

"Há informação realmente nova que estamos desenvolvendo", disse.

Segundo a polícia britânica, os colegas portugueses também desejam uma reabertura do caso, mas a decisão corresponde à justiça do país.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atirador que matou 77 na Noruega diz no tribunal que é 'muito simpático' (Postado por Lucas Pinheiro)

O ultradireitista Anders Behring Breivik, julgado pelo massacre de 77 pessoas ano passado na Noruega, afirmou nesta sexta-feira (20) que é uma pessoa "muito simpática", mas que teve que reprimir suas emoções a partir de 2006 para poder executar os ataques.

"Sou alguém muito simpático em uma época normal", declarou Breivik no quinto dia do processo, antes de afirmar que a partir de 2006 teve que reprimir suas emoções, especialmente com a prática da meditação, e cortar as relações sociais com o objetivo de preparar-se para cometer os dois atentados executados em 22 de julho de 2011.

O extremista de direita reafirmou ainda que é são.

"Eu não sou um caso psiquiátrico. Eu sou criminalmente são", afirmou.

Breivik abriu fogo contra jovens que participavam em um evento político na ilha de Utoya e matou 69 pessoas. Horas antes, ele havia detonado uma bomba de quase uma tonelada perto da sede do governo norueguês, que matou oito pessoas.

Ele afirma estar em guerra contra "as elites" que permitem a "islamização" da Europa e admitiu os fatos, mas se recusa a afirmar que é culpado.

Em seu relato, Breivik definiu os fatos como "atos horríveis, atos bárbaros" e explicou no tribunal que pensou em uma "operação suicida" depois de ter esgotado todas as vias pacíficas para promover suas ideias nacionalistas, um fracasso que atribuiu à censura dos meios de comunicação entregues, segundo ele, ao multiculturalismo.

Para poder executar o ataque, o extremista de 33 anos afirmou que recorreu a um "mecanismo de defesa" e que "desumanizou" as vítimas, após um treinamento de vários anos.

"É preciso desumanizar o inimigo. Se não tivesse feito isto, não teria obtido sucesso".

Breivik disse ainda que não é racista e criticou o "racismo antieuropeu" dos meios de comunicação.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jones e Evans trocam cordialidades e admitem que rivalidade esfriou (Postado por Lucas Pinheiro)

Após tanta expectativa criada em cima da tensão entre os dois lutadores, a coletiva de imprensa do UFC 145, com Jon Jones e Rashad Evans, foi morna. O atual campeão dos pesos-meio-pesados e seu desafeto, que trocaram insultos e discutiram asperamente em especiais televisivos nos últimos meses, foram cordiais na conferência desta quarta-feira, em Atlanta. Os dois se respeitaram, fizeram piadas sem muitas provocações e até pediram desculpas em algumas ocasiões.

O UFC criou todo um novo formato para a coletiva desta quarta, focando apenas nos dois lutadores do evento principal, com perguntas de um mediador - o presidente da companhia, Dana White, não esteve presente -, da imprensa local e de fãs pela internet. A aposta era de que faíscas sairiam do reencontro. Todavia, o que se viu foi um debate educado, sem interrupções e bate-bocas como nas aparições televisivas da dupla nos últimos meses.

"Suga" Rashad, o desafiante e ex-campeão da categoria, que se sentiu traído pelo ex-companheiro de equipe, admitiu que o longo período de espera para o combate e os repetidos encontros com Jones aliviaram a animosidade com o atual detentor do cinturão.

- Amigo, não vou mentir. Estou de saco cheio de falar dele, de olhar para ele e ver todo mundo me perguntando sobre ele. Só quero entrar no octógono e lutar. É a profundidade. Quando você fala tanto sobre uma coisa, você acaba fazendo as pazes com muitas coisas no caminho. Tem sido um processo tão longo que você cansa - explicou Rashad Evans.


"Bones" Jones, por sua vez, disse que sua estratégia durante o período de preparação era atacar a personalidade do ex-companheiro, mas admitiu que a longa espera tirou o gás do confronto para ele. O campeão também aconselhou outros lutadores que tenham amigos da mesma categoria a manterem distância deles uma vez que ambos chegarem ao Top 5 do ranking.

- Rashad usou uma boa analogia, que (o mundo da luta) é como um triângulo. Tem todos esses peixinhos no fundo, e conforme você sobe na categoria, os peixes viram tubarões, e o espaço é menor. Você tem que ficar longe desses tubarões - filosofou.

Se outros encontros entre os dois tiveram momentos cômicos mais pelo desconforto de cada um em estar no mesmo local, este teve risadas sinceras de ambos os lados. Em certo ponto da entrevista, Jones comparou a idade de Evans à de seu agente, Malki Kawa (ambos estão na casa dos 30), e o desafiante brincou e se disse ofendido. O campeão pediu desculpas. Mais tarde, indagado sobre que lutador Jones tentava ser, Evans respondeu que o ex-companheiro tentava imitá-lo na forma de se vestir. Jones riu e admitiu que admira o estilo do rival. Em outro momento, "Bones" ainda elogiou a lealdade e qualidade de "Suga", a quem chamou de "vencedor".


Tantas gentilezas fizeram o público ponderar se a dupla poderia retomar a amizade que tinha quando treinava junta na academia Jackson's MMA. Evans não descartou a possibilidade.

- Só Deus sabe seus planos. Não dá para dizer definitivamente o que vai acontecer amanhã ou hoje. Eu havia dito que jamais enfrentaria Jon Jones e estou aqui hoje - disse Evans.

Na próxima sexta-feira, o SPORTV.COM exibe a pesagem oficial às 17h (horário de Brasília), e no sábado, acompanha o evento em Tempo Real a partir de 19h45m, incluindo vídeo ao vivo das duas últimas lutas do card preliminar (Travis Browne x Chad Griggs e Matt Brown x Stephen Thompson). O canal Combate e o SporTV transmitem o UFC 145 ao vivo no sábado a partir de 19h45m.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atirador que matou 77 na Noruega admite crime e alega legítima defesa (Postado por Lucas Pinheiro)

O homem de extrema-direita acusado de ser o autor de um massacre com bombas e tiros que deixou 77 mortos na Noruega admitiu nesta segunda-feira (16), diante do júri, que cometeu os atos, embora tenha alegado que não é culpado das acusações criminais por ter agido "sob legítima defesa".

Anders Behring Breivik rejeitou a autoridade da Corte que o julga pelos crimes de 22 de julho do ano passado.

Ele está preso desde aquele dia, após ter matado 8 pessoas em um atentado a bomba contra o prédio do governo no centro da capital e, a tiros, mais 69 jovens que estavam reunidos na ilha de Utoeya.


Usando um terno preto e barba fina, Anders sorriu quando os guardas retiraram suas algemas na sala lotada. O homem de 33 anos cumprimentou os promotores e autoridades do tribunal.

"Eu não reconheço as Cortes norueguesas porque vocês recebem seu mandato dos partidos políticos da Noruega que apoiam o multiculturalismo" - foram suas primeiras palavras no julgamento.

Se condenado, ele poderá pegar a pena máxima de 21 anos de prisão - ou um acordo de custódia alternativo em que a sentença se prolonga por tanto tempo quanto um preso é considerado um perigo para a sociedade.

Breivik permaneceu com uma feição impassível quando o promotor Inga Bejer Engh leu as acusações de terrorismo e homicídio premeditado, com descrições de como cada vítima morreu.

Oito foram mortos em um bombardeio no distrito de Oslo do governo e 69 em um massacre de tiro no acampamento da juventude do Partido Trabalhista, de esquerda, em Utoya, uma ilha fora da capital.

"Admito os atos, mas não a culpa criminosa", disse no tribunal, e disse que agiu em legítima defesa.

Anders também disse que não reconhece a autoridade da juiza Wenche Elisabeth Arntzen, porque ele disse que ela é amiga da irmã da ex-primeira-ministra norueguêsa e líder do Partido Trabalhista Gro Harlem Brundtland.

Segundo um repórter da agência France Presse, ele teria ficado emocionado ao assistir à projeção do filme de 12 minutos que divulgou na internet no dia de seus ataques.

Com o rosto corado de emoção, Breivik derramou lágrimas durante a projeção em tela grande do filme, que inclui, sobretudo, fotos e desenhos de fundamentalistas muçulmanos.

O militante anti-islâmico descreveu a si mesmo como escritor, trabalhando atualmente da prisão, quando questionado pelo juiz por sua situação de emprego.

Ele disse que os ataques eram necessários para proteger a Noruega de ser "tomada pelos muçulmanos".

Ele afirma que tinha como alvo a sede do governo em Oslo e o acampamento de jovens para atingir as forças políticas de esquerda, quem ele culpa por permitir a imigração na Noruega.

Defesa
Embora haja um princípio de legítima defesa preventiva na lei norueguesa, ele não se aplica ao caso de Anders, disse Jarl Borgvin Doerre, um jurista, que escreveu um livro sobre o conceito. "É óbvio que não tem nada a ver com legítima defesa preventiva", Doerre disse à agência de notícias Associated Press.

A questão crucial a ser resolvida durante o julgamento de dez semanas é o estado mental de Anders, que vai definir se ele será mandado para a prisão ou para tratamento psiquiátrico.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

EUA cortam ajuda alimentar à Coreia do Norte após lançamento de foguete (Postado por Lucas Pinheiro)

 Os Estados Unidos não vão levar adiante a ajuda alimentar planejada para a Coreia do Norte, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (13), após o lançamento malsucedido de um míssil de longo alcance pelo país asiático. O governo norte-americano já havia alertado que a atitude norte-coreana traria consequências.

"Os esforços deles para lançar um míssil demonstram claramente que não se pode confiar neles para manter seus compromissos", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca Ben Rhodes a repórteres que viajam com o presidente Barack Obama para a Flórida.

"Portanto, não vamos seguir adiante com um acordo para fornecer-lhes qualquer assistência", acrescentou ele, alertando que a Coreia do Norte enfrentaria sanções adicionais se desafiasse a comunidade internacional novamente, tomando mais passos "provocadores".

A Coreia do Norte informou que o lançamento do míssil falhou na sexta-feira.

Em fevereiro, os EUA ofereceram avaliar a possibilidade de fornecer à Coreia do Norte ajuda em alimentos em troca da suspensão das atividades de enriquecimento de urânio e outro movimento em direção à desnuclearização da península coreana.

Mas o governo norte-americano tinha repetidamente alertado que o teste do míssil de longo alcance colocaria em risco a ajuda alimentar, e disse que iria começar a trabalhar em "medidas adicionais" com outras potências mundiais para dissuadir Pyongyang de novos atos de rovocação.

"Hoje vamos iniciar as consultas no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre como entregar uma mensagem aos norte-coreanos de que a comunidade internacional rejeita este lançamento e está preparada para tomar medidas adicionais, principalmente se a Coreia do Norte continuar na estrada de tomar ações provodoras", disse Rhodes.

A Coreia do Norte, envergonhada pela falha do bastante aguardado lançamento do foguete, deve agora estar avaliando a realização do seu terceiro teste nuclear, a fim de mostrar a sua força militar.

"Se eles continuarem tomando novas ações provocadoras, nós obviamente temos que continuar procurando formas nas quais possamos reforçar as sanções sobre os norte-coreanos, e tomar medidas adicionais para aplicar pressão sobre o regime", disse Rhodes.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Homem que abandonou sete cães em mala é denunciado por etiqueta (Postado por Lucas Pinheiro)

Um homem foi processado após abandonar seis filhotes de cão e a mãe da ninhada dentro de uma mochila fechada em Maumee, Ohio.

Ele foi descoberto pela polícia porque esqueceu uma etiqueta de bagagem com seus contatos na mochila.

Os cães haviam sido abandonados em frente a uma loja, próximo a uma lata de lixo, em 4 de abril.

As autoridades disseram que o acusado estava de mudança da cidade e, como não conseguiu vender os cães, resolveu abanadoná-los ali mesmo.

Pedestres ouviram o barulho dos cães e os tiraram de dentro da mochila, chamando depois as autoridades.

A cadela e seus seis filhotes, de um cruzamento de buldogue inglês, foram recolhidos pela sociedade protetora dos animais da região de Toledo e passam bem.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Polícia divulga foto de sul-coreano acusado de tiroteio em Oakland (Postado por Lucas Pinheiro)

A polícia da Califórnia divulgou nesta quarta-feira (4) uma foto e novas informações sobre o homem acusado de conduzir o tiroteio que tirou a vida de sete pessoas em uma instituição de ensino cristã de Oakland na segunda-feira (2).

Segundo as autoridades, o homem identificado como Goh Su-nam, de 43 anos, é nascido na Coreia do Sul mas tem cidadania americana. Anteriormente, a informação era apenas que ele era um cidadão americano e que seu nome era Goh One.

Ele passou a usar o nome One L. Goh desde que se mudou para os Estados Unidos em 1990, de acordo com um oficial do consulado sul-coreano em San Francisco. A cidadania foi conseguida em 2000.

Na véspera, o chefe da polícia local afirmou que o atirador estava chateado com a administração da escola e com os alunos, já que considerava ter recebido um tratamento injusto enquanto estava matriculado lá, o que teria motivado o ataque.

Howard Jordan disse ao programa "Good Morning America", da rede ABC, que Goh está cooperando com os investigadores que tentam encontrar um motivo para os assassinatos na Oikos University.

Este foi o tiroteio em um campus universitário dos Estados Unidos com maior número de vítimas desde que 32 pessoas foram mortas na Virginia Tech University, em abril de 2007.

"Descobrimos que ele era um homem muito confuso, calculista e determinado que foi lá com a intenção específica de matar pessoas", disse Jordan.

Testemunhas disseram que Goh, um coreano-americano que foi expulso da Oikos recentemente, retornou para a pequena faculdade na manhã de segunda-feira, entrou em uma área de recepção e abriu fogo. Ele, então, entrou em uma das duas classes que estava em aula, pediu aos ex-colegas que se alinhassem e disse que ia matá-los.

Goh, que segundo a polícia agiu sozinho, rendeu-se em um supermercado Safeway a vários quilômetros de distância da faculdade, que tem ligações com a comunidade coreana-americana cristã.

"Ele estava tendo, acreditamos, alguns problemas de comportamento na escola e foi convidado a se retirar há vários meses", disse Jordan.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Atirador deixa mortos e feridos em escola na Califórnia (Postado por Lucas Pinheiro)

Um homem armado abriu fogo em uma escola particular de Oakland, na Califórnia (EUA), deixando ao menos dois mortos e quatro feridos nesta segunda-feira (2), segundo a polícia.

De acordo com a porta-voz da polícia, não é possível ainda especificar o número de mortos no tiroteio, que ocorreu por volta das 10h40 da manhã (14h40 no horário de Brasília) em uma escola cristã. Pelo menos quatro pessoas foram internadas no Highland Memorial Hospital.

Testemunhas disseram ter ouvido diversos tiros e há paramédicos no local, mostram emissoras de TV locais.

Segundo a polícia, um suspeito foi detido. Ele foi descrito como um homem de origem coreana, que aparenta ter por volta de 40 anos, com um armamento pesado e usando um macacão marrom.