sábado, 19 de maio de 2012

Lançamento da 1ª nave espacial privada rumo à ISS é abortado (Postado por Lucas Pinheiro)

Foi abortado na manhã deste sábado (19), na base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, o lançamento da primeira nave espacial construída pela iniciativa privada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Um provável problema de elevada pressão em um dos motores do foguete Falcon 9 teria causado o cancelamento, de acordo com a SpaceX, empresa responsável pela missão.

Uma coletiva de imprensa será concedida às 7h30 (horário de Brasília) deste sábado para detalhar os problemas encontrados na tentativa de lançamento deste sábado. A nave levava a cápsula não-tripulada Dragon, carregando cerca de 500 quilos de suprimentos.

A SpaceX recebeu US$ 1,6 bilhão da agência espacial americana (Nasa) para fazer 12 voos de reabastecimento da ISS, após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado. Este voo, por ser um teste, não conta como um deles.

Outra empresa contratada para o mesmo serviço, a Orbital Technologies, ainda não colocou uma nave em órbita.

O desafio é grande e a Nasa já adiantou que mesmo que algo dê errado, o projeto vai continuar. No material de divulgação à imprensa, a própria SpaceX se dizia preparada para problemas. “Se algum aspecto da missão não tiver sucesso, a SpaceX vai aprender com a experiência e tentar de novo.”

Se a missão conseguir superar esses desafios, os voos robóticos de reabastecimento da estação podem começar a virar rotina. E mais: tanto o Falcon 9 quando a Dragon foram projetados para carregar astronautas.

Caso a empresa consiga provar que consegue voar com segurança, os americanos – que estão sem naves próprias desde a aposentadoria de Discovery, Endeavour e Atlantis – finalmente poderão voltar ao espaço por conta própria.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ônibus cai de ponte no Vietnã e mata 34 (Postado por Lucas Pinheiro)

Pelo menos 34 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no Vietnã depois que o ônibus no qual viajavam caiu de uma ponte de 30 metros de altura, informou a polícia local nesta sexta-feira (18).

O veículo, que se dirigia a Ho Chi Minh com 54 passageiros, colidiu contra o muro de segurança quando cruzava a ponte de Serepok e caiu no rio, disse Doan Quoc Thu, chefe da polícia da província de Dak Lak.

Os serviços de resgate e a população local se mobilizaram de maneira imediata para ajudar as vítimas na madrugada desta sexta.

As autoridades vietnamitas iniciaram uma investigação para esclarecer as causas do acidente.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ex de Robert Kennedy Jr. morreu enforcada em NY, diz autópsia (Postado por Lucas Pinheiro)

A ex-mulher de Robert F. Kennedy Jr. morreu por asfixia em decorrência de enforcamento, revelou a autópsia dela nesta quinta-feira (17), em um aparente suicídio na casa da família no subúrbio de Nova York.

A porta-voz do Instituto Médico Legal do condado de Westchester, Donna Greene, disse que a autópsia feita em Mary Kennedy, de 52 anos, revelou que ela morreu sufocada.

"A causa da morte foi descrita como asfixia em razão de enforcamento", afirmou Greene.

O resultado dos testes toxicológicos levarão meses para ficar pronto, disse ela.

Mary foi encontrada pendurada enforcada em um celeiro nos fundos da casa da família no subúrbio nova-iorquino de Bedford na quarta-feira, de acordo com o "New York Times" e a ABC News, que citaram fontes anônimas.

O "New York Times" relatou que o corpo foi descido pelas autoridades e que as tentativas de ressuscitá-la não tiveram êxito. O "Times" disse que ela deixou um bilhete.

Mary Kennedy tinha quatro filhos com o advogado e ambientalista Robert Kennedy, filho do senador Robert F. Kennedy e sobrinho do presidente John F. Kennedy, ambos já falecidos.

"Lamentamos profundamente a morte de nossa querida irmã Mary, cujo espírito radiante e criativo fará falta para quem a amava", disse a família de Mary Kennedy na quarta-feira, em um comunicado divulgado pelo advogado.

Mary e Robert Kennedy entraram com pedido de divórcio em 2010, mas ele não estava finalizado, disse Kerry Lawrence, advogado de Mary Kennedy.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Marido de recém-casada esfaqueada fez 'ligação estranha' antes de sumir (Postado por Lucas Pinheiro)



Autoridades que investigam a morte de Estrella Carrera, a recém-casada encontrada morta ainda usando o vestido de noiva em Burbank, na região metropolitana de Chicago, disseram nesta quarta-feira (16) que estão cientes de uma ligação que Arnoldo Jiménez fez no dia em que o corpo foi achado, no domingo (13).

Jiménez, que se casou com Carrera na última sexta-feira (11), está sendo procurado pela polícia como suspeito de homicídio. O corpo da mulher de 26 anos foi achado esfaqueado dentro de uma banheira vazia no último domingo, dois dias depois do casamento.

Um parente de Jiménez disse que recebeu uma ligação dele, chorando e nervoso, afirmando que havia deixado a mulher sangrando depois de uma "briga feia". A informação foi passada pela irmã de Estrella, Jazmín Carrera, que diz ter sido avisada sobre a ligação por uma irmã do acusado.

Arnoldo Jiménez, de 30 anos, foi visto pela última vez dirigindo um veículo preto da marca Maserati. De acordo com a polícia, suspeita-se que o crime ocorreu apenas horas após o casamento, então Jiménez pode ter tido mais de um dia para fugir da cidade ou até mesmo do estado. O homem mede 1,83 metro e pesa cerca de 100 quilos.

No início das investigações, a polícia não divulgou nome ou foto de Jiménez porque ele ainda não havia sido formalmente acusado.

A mulher não havia contado a quase ninguém de sua família sobre seu casamento, convidando apenas alguns amigos já no dia da cerimônia sem dizer do que se tratava a celebração, informaram familiares.

Pessoas próximas ao casal disseram que, ao longo do relacionamento, já houve casos de agressão. Mas a polícia não encontrou nenhuma queixa policial por parte da mulher. Tampouco tem indícios de que eles estivessem brigando na festa do casamento.

Carrera foi achada depois de familiares darem por sua falta quando ela não apareceu para buscar os dois filhos, uma menina de 9 anos e um menino de 2, segundo a TV local KTLA.

A mulher e seu marido, que é pai do menino de 2 anos, estavam em uma relação conturbada havia 3 anos, segundo uma prima da vítima.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bebê que nasceu sem intestino morre à espera de transplante (Postado por Lucas Pinheiro)

Um bebê romeno que nasceu praticamente sem intestinos e esperava por um transplante morreu nesta quinta-feira (10) em Bucareste. O pequeno Andrei passou a maior parte de seus nove meses de vida na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Marie Curie, na capital romena.

Em abril, ele atraiu ajuda internacional para uma cirurgia complicada, depois que sua história foi divulgada pela agência de notícias AP. No entanto, o bebê não conseguiu o intestino de que precisava para viver.

“Ele lutou por nove meses, mas foi tarde demais para ele”, lamentou a mãe Cristina Mistreanu. “Tínhamos grande esperança de que os médicos pudessem chegar dos Estados Unidos para operá-lo, mas agora a esperança acabou”.

Andrei nasceu em 27 de julho de 2011, na pequena cidade de Tecuci, no interior do país, filho de pais adolescentes. O parto foi prematuro, e o menino tinha menos de 2 kg quando veio ao mundo. Ao longo dos nove meses de vida, ele conseguiu ganhar apenas mais um quilo.

Há dez dias, o bebê passou por uma operação e não conseguiu se recuperar. “Não estava mais animado, estava apático. Ele teve uma infecção, houve complicações”, afirmou o médico Catalin Cirstoveanu.

terça-feira, 8 de maio de 2012


Carro sem motorista do Google recebe licença nos EUA

Atualizado em  8 de maio, 2012 - 08:36 (Brasília) 11:36 GMT
Carro da Google
Veículo sem motorista é o 'carro do futuro', segundo uma autoridade em Nevada
Um carro que não precisa de motorista para ser guiado recebeu autorização do Estado americano de Nevada para ser utilizado nas ruas e estradas locais.
O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pela empresa de internet Google. A Google foi a primeira empresa a receber a licença para uso do carro.
A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas. A Google vem liderando no setor de tecnologia automotiva sem motoristas, mas outras companhias também estão buscando licenças para que seus veículos cheguem às estradas americanas.
Para orientar a navegação do carro, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a "ver" pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada.

'Carros do futuro'

Os engenheiros da Google já testaram o carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em São Francisco. Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso ocorresse qualquer problema.
Segundo o engenheiro Sebastin Thrun, o carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi registrado: um carro dirigido por uma pessoa bateu de leve no veículo da Toyota e da Google em um sinal.
Para o diretor do Departamento de Veículos Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são os "carros do futuro".
Por ora, apenas a Google recebeu licença, mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do Estado.
Uma nova legislação que trata do assunto – que entrou em vigor em março deste ano – afirma que o carro sem motoristas precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas – uma delas seria um motorista para casos de emergência e o outro monitoraria o computador de bordo.
A Califórnia pretende seguir o mesmo caminho.
"A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano", disse Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia. "Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirmou.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Conservador falha na tentativa de formar governo de coalizão na Grécia (Postado por Lucas Pinheiro)

O líder conservador grego Antonis Samaras disse nesta segunda-feira (7) que fracassou na tentativa de formar um governo de coalizão no país, um dia após as eleições parlamentares que deram maioria ao seu partido, o Nova Democracia.

Ele devolveu o mandato para formar o governo ao presidente do país, Karolos Papoulias.

"Fizemos o que pudemos", disse Samaras. "Foi impossível. Devolvi o mandato."

Samaras teve a primeira chance de formar um governo de união liderado por seu partido, que conseguiu 108 cadeiras e 18,85% dos votos.

Agora, a frente de esquerda Syriza que, surpreendentemente, ficou em segundo lugar na votação, terá a sua chance de forçar um governo.

O presidente Papoulias vai encontrar o líder da extrema-esquerda, Alexis Tsipras, nesta terça-feira, para incumbi-lo disso. Os esquerdistas vão precisar do apoio de pelo menos mais dois partidos.

Os socialistas do Pasok, ex-aliados do ND no governo de coalizão desde novembro, só obtiveram 13,2% dos votos e 41 cadeiras. Assim, ambos os partidos, que somam 149 cadeiras no total de 300, não têm maioria e precisam de uma terceira formação.

Esta é a dificuldade em formar o governo, já que as outras cinco formações representadas no parlamento - três de esquerda e duas de direita, inclusive a neonazista Amanhecer Dourado (6,9% e 21 cadeiras) - contam com um total de 151 assentos em 300 e se opõem às medidas de austeridade.

A indefinição sobre o novo governo grego e seu compromisso de manter as medidas de austeridade acordadas com União Europeia e FMI abalam os mercados financeiros nesta segunda.

'Tragédia'
Mais cedo nesta segunda, Tsipras havia se encontrado com Samaras e se negado a participar de um governo. "Não pode existir um governo de salvação nacional com a direita que assinou medidas de rigor (...) rejeitadas pelo povo" durante a votação de domingo, declarou Tsipras.

"Os acordos de crédito com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional não são uma salvação, e sim uma tragédia", acrescentou.

"Esgotaremos todas as possibilidades para chegar a um entendimento, principalmente com as forças de esquerda", afirmou.

Coalizão
Mais cedo, o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, recebeu o conservador Samaras, líder da Nova Democracia, e o encarregou de tentar formar um governo de coalizão, após as eleições legislativas da véspera.

O resultado não permitiu que eles formassem um governo de coalizão sozinhos.

Analistas interpretaram o resultado das urnas como uma "responsabilização" dos dois partidos, que governo o país há 38 anos, pela crise econômica.

O líder do partido Esquerda Democrática, Fotis Kouvelis, disse à agência de notícias Reuters que seu partido não vai aceitar se juntar a nenhuma coalizão com o Pasok ou o Nova Democracia.

"Nós descartamos participar de um governo Pasok-Nova Democracia", disse Kouvelis após um encontro do partido para definir sua estratégia, nesta segunda. "Nós podemos participar de um governo de coalizão com outras forças progressivas", disse ele, referindo-se a outros partidos de esquerda que juntos não têm assentos suficientes no Parlamento para obter maioria.

Com o Congresso mais dividido das últimas décadas na Grécia, formar uma coalizão será muito complicado e pode ser que uma nova eleição seja convocada já no próximo mês se isso não for possível.

A Grécia amanheceu com as manchetes "País no Limbo" no jornal 'Imerisia' e "Pesadelo da Ingovernabilidade" no 'Ta Nea'.

O sucesso ressonante dos partidos contrários aos resgate externo --da extrema direita à extrema esquerda-- ameaça o andamento das medidas de austeridade da Grécia, o que coloca em risco sua sobrevivência financeira e a posição do país na zona do euro.

Esse Parlamento da Grécia será o mais fragmentado em décadas e o único caminho para uma coalizão viável parece ser ser uma revisão das regras do resgate, algo que os credores e os países do norte da Europa rejeitam firmemente.

"Ou eles aderem ao programa e recebem o financiamento dos Estados-membros ou eles darão calote", afirmou uma fonte sênior da zona do euro à Reuters.

"Eles devem continuar com as medidas com as quais se comprometeram nos programas", disse o ministro das Finanças da Suécia, Anders Borg.

O tempo é curto para a Grécia, que deve dar a aprovação parlamentar no próximo mês para mais de 11 bilhões de euros em cortes extras de gastos para 2013 e 2014, em troca de mais ajuda para se manter solvente.

sábado, 5 de maio de 2012

Socialista pode mudar gestão da crise do euro se vencer na França (Postado por Lucas Pinheiro)

A provável vitória do candidato socialista François Hollande nas eleições presidenciais da França deste domingo (6) poderia causar mudanças na gestão da crise da zona do euro. Com um discurso pelo crescimento econômico, o candidato socialista vai de encontro ao dominante clima de austeridade. Hollande enfrenta o atual presidente Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições francesas neste domingo.

Hollande acredita que a disciplina orçamentária não vai resolver os problemas da zona do euro. Para estimular a economia do bloco, ele faz quatro propostas, a criação de títulos comuns da dívida, os Eurobonds, que serviriam para o financiamento de grandes projetos, a utilização dos fundos estruturais europeus que atualmente estão inutilizados, uma intervenção mais direta no Banco Central Europeu e a taxação das transações financeiras.

Tudo isto obrigaria a renegociação do pacto fiscal europeu, assinado em março por 25 dos 28 países da União Europeia.

A chanceler alemã Angela Merkel, defensora da austeridade, já se posicionou contra esta reforma dizendo que o “tratado é inegociável”.

Segundo a economista Julia Cangé, professora da Universidade de Harvard e da Escola de economia de Paris, as propostas de Hollande poderiam dar um novo fôlego para a zona do euro, já que, com os planos de austeridade, os países do sul da Europa estão em recessão e longe de resolver seus problemas com suas dívidas.

“Claro que não podemos ter países endividados, porque isso custa caro. Mas o reembolso da dívida pega um pedaço enorme do orçamento deste estados,” afirma.

Já a taxação das transações financeiras teria o objetivo de reduzir a volatilidade do mercado. Segundo Cangé, a regra teria também o objetivo de evitar a especulação monetária internacional excessiva, principalmente sobre as moedas.

Reduzir a dívida
A dívida publica da França não parou de aumentar nos últimos anos, chegando em 2011 a 1.700 bilhões de euros, mais de 85% do PIB. Atualmente, a França dedica uma parte maior de seu orçamento para pagar os juros da dívida que em investimentos em defesa e educação. Um fator exterior como o descontrole das finanças públicas espanholas ou um novo rebaixamento da notação de risco da França poderia provocar uma alta insuportável das taxas dos juros.

Por isso, o principal objetivo dos dois candidatos à presidência francesa é o de colocar as finanças públicas em ordem. Sarkozy prometeu fazer isso em 2016, e Hollande, no fim do mandato, em 2017.

A França se comprometeu com a União Europeia a diminuir o déficit público a 3% do PIB em 2013. Em 2011 ele foi de 5,2%. Este ano, espera-se que seja de 4,4%.

Apesar de terem propostas semelhantes para organizar as contas, os métodos são diferentes. Sarkozy pretende que a economia de 125 bilhões de euros venha de cortes do orçamento do Estado. O plano de Hollande também inclui corte de despesas públicas, mas que são menos drásticas que as do atual presidente. Ele propõe uma economia de100 bilhões de euros repartidos entre redução de gastos e de novos impostos.

Sobre uma possível diminuição do poder de consumo com o aumento dos impostos, segundo o plano de Hollande, somente os contribuintes mais ricos seriam tributados, o que não diminuiria o poder de consumo da classe média.

Para Hollande, quanto mais forte for o crescimento econômico, maiores são as receitas fiscais. Sua previsão de crescimento é ligeiramente superior ao de seu adversário. Sarkozy espera 2% de crescimento entre 2014 e 2017, e o candidato socialista, 2,5% no mesmo período.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

China autoriza dissidente Chen a deixar o país para estudar (Postado por Lucas Pinheiro)

O governo da China informou nesta sexta-feira (4) que deu autorização para que o dissidente Chen Guangcheng pudesse viajar para estudar fora do país. O advogado, que é deficiente visual e recentemente fugiu de sua prisão domiciliar, disse às agências internacionais de notícias que planeja viajar aos Estados Unidos. Ele, porém, afirmou não saber se ficará nos EUA de forma permanente.

“Chen Guangcheng poderá estudar no exterior, de acordo com a lei”, afirmou o porta-voz da Chancelaria chinesa, Liu Weimin, citado pela agência estatal “Xinhua”.

O dissidente, porém, ainda terá que fazer o pedido formal ao governo chinês. Seu destino deve ser os EUA.

Chen Guangcheng, que depois de se refugiar por alguns dias na embaixada norte-americana em Pequim foi internado em um hospital, passou a fazer apelos para receber asilo, num caso que ameaça agravar as tensões entre a China e os EUA.

Chen, ativista jurídico autodidata, deixou a embaixada na quarta-feira (2), logo antes de a secretária de Estado Hillary Clinton chegar a Pequim para discussões estratégicas e econômicas entre as duas superpotências.

Horas depois, porém, Chen mudou de ideia sobre um acordo que, segundo autoridades dos EUA, lhe permitiria permanecer em segurança com a família na China e estudar numa universidade. Em telefonemas a amigos e jornalistas, o ativista disse que teme por sua vida.

Políticos republicanos e defensores de Chen criticaram a atuação das autoridades norte-americanas no caso, e exigiram que a Casa Branca garanta a segurança do ativista, que fugiu em 22 de abril da prisão domiciliar em uma aldeia na província de Shandong, e então passou seis dias na embaixada.

Bob Fu, presidente da entidade religiosa e de direitos humanos ChinaAid, com sede no Texas, disse a jornalistas em Washington que conversou na noite anterior com Chen e que ele estava chorando e pedindo ajuda para ir aos EUA com a família.

Telefonema
O dissidente chinês fez nesta quinta um dramático apelo para ir aos EUA num telefonema transmitido ao vivo a uma audiência parlamentar norte-americana. “Quero ir aos Estados Unidos para descansar. Não descanso há dez anos”, disse Chen por celular, em mandarim. “Estou preocupado principalmente agora com a segurança da minha mãe e meus irmãos. Quero realmente saber o que está acontecendo com eles”.

Aparentemente, Chen falou do hospital em Pequim onde está isolado. O dissidente disse à Reuters, falando do hospital, que está sendo tratado de uma fratura no pé, e que mudou de ideia sobre ficar no país depois de conversar com sua mulher, que relatou recentes ameaças contra sua família. “Eu me sinto muito inseguro. Meus direitos e liberdade não podem ser assegurados aqui”, afirmou.

(*) Com infomações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Reino Unido faz eleições municipais (Postado por Lucas Pinheiro)

Os colégios eleitorais abriram às 3h desta quinta-feira (horário de Brasília) para as eleições municipais do Reino Unido, inclusive para a eleição que definirá o prefeito de Londres, na Inglaterra.

Mais de 32 milhões de britânicos e residentes no Reino Unido estão convocados às urnas para escolher a composição das prefeituras de várias cidades.

Estão em disputa 5 mil postos de vereador em 196 municípios da Inglaterra, Escócia e País de Gales, assim como as prefeituras das cidades inglesas de Salford, Liverpool e Londres, onde também serão definidos os integrantes de suas respectivas assembleias.

Os resultados dessa jornada de votação, que irá até as 18h (de Brasília), serão conhecidos a partir da madrugada desta sexta-feira (4).

No entanto, a apuração em Londres, onde são favoritos ao cargo de prefeito o conservador Boris Johnson - que busca a reeleição - e o trabalhista Ken Livingstone, só deverá ter seus resultados anunciados na noite de sexta.

No restante do país, onde se elege a composição das prefeituras, os trabalhistas partem como favoritos com 40% das intenções de voto, segundo as últimas pesquisas, contra 29% dos conservadores e 11% dos liberais.