quarta-feira, 25 de julho de 2012

Família aguarda liberação de corpo de estudante morta no Peru (Postado por Lucas Pinheiro)

A família da estudante de medicina Paula Sibov, que morreu no domingo (22), no Peru, ainda aguardava a liberação do corpo da jovem de 24 anos nesta quarta-feira (25). A brasileira estava de férias e caiu de uma mula em um penhasco, na região do Vale do Colca, no Sul do país. De acordo com o Itamaraty, o processo de liberação está bem adiantado.

A jovem, que estudava na PUC, em Campinas, no interior paulista, estava de férias e viajava na companhia de um casal de amigos. Eles foram para o Vale do Colca, perto de Arequipa, no sábado (20). A região é montanhosa e de difícil acesso. Os amigos foram de van até o topo do vale há mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Acompanhados de guias, eles desceram uma trilha. Às 3h de domingo, eles iniciaram o caminho de volta. Ela tinha bronquite e não estava acostumada a esse tipo de aventura, segundo familiares.

Paula teve dificuldade para subir a trilha a pé e acabou voltando de mula. Segundo os guias, o animal escorregou e ela caiu do penhasco. “O que nós achamos é que ela não estava ciente do tipo de viagem que ela ia enfrentar, no tipo de aventura que ela se meteu”, disse o irmão Leandro Sibov ao Bom Dia São Paulo.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Após protesto no Peru, escritora planeja manifestação nua no Brasil (Postado por Lucas Pinheiro)

Vanessa de Oliveira, 37, ex-garota de programa e escritora brasileira, planeja um campanha internacional contra a pirataria de livros e a favor da leitura. Na última quinta-feira (19), ela ficou apenas de calcinha em frente ao palácio do governo de Lima, no Peru, para protestar contra a cópia e comercialização ilegal de livros no país.

De volta ao Brasil na madrugada deste domingo (22), ela já agendou uma sessão de fotos para 30 de julho. As imagens temáticas serão feitas para a campanha que, por ora, encabeça sozinha. Nua, ela escreverá em seu corpo mensagens de incentivo à leitura e repúdio à pirataria. "É uma estupidez completa. Quanta gente não torra R$ 200 numa balada? Mas não quer gastar R$ 30 em um livro."

Além de divulgar as imagens, Vanessa também deseja realizar novos piquetes em praça pública, mas quer recrutas para dar volume ao movimento. Embora nunca tenha visto seus livros sendo comercializados de forma ilegal no Brasil, não deixará a causa se transformar em uma ação pontual. “Eu pretendo fazer esse protesto no Brasil também, mas estou procurando ajuda de outras pessoas. Preciso planejar direito.”

Quase um clichê da nova cartilha de manifestações coletivas, o topless é estratégia feminina recorrente para chamar atenção. Na visão da escritora, o ato, apesar de corriqueiro, ainda é explosivo. “Era preciso ficar pelada. Porque só sem roupa as pessoas param pra analisar. Tem que ter peito pra fazer isso, coragem.”

Vanessa foi garota de programa durante cinco anos. Ingressou na profissão por necessidade financeira, mas permaneceu por vontade própria – como faz questão de esclarecer. Deixou o ofício pela literatura em 2005, quando também se formou em enfermagem, e hoje vive de suas obras e de palestras sobre sexo, comportamento e marketing.

É autora de seis livros, dentre eles "O diário de Marise – A vida real de uma garota de programa", publicado em 2006, “Os 100 Segredos de Uma Garota de Programa – Tudo o que você queria saber sobre Sexo, Homens e a Profissão”, de 2007, “Seduzir Clientes”, de 2008, e “Ele Te Traiu? Problema dele! Como Superar a traição ontem mesmo!”.

Bem resolvida com a carreira que construiu, ela não teme que sua nova causa perca força por conta dos tabus relacionados à sua ex-profissão. A nudez nesse caso, na visão da escritora, é apenas uma estratégia de marketing.

“Nu pra mim não é uma coisa feia. Minha verdade é essa. Mas são apenas seios. Não tento me mostrar de forma equivocada. É a maneira como eu encontrei para protestar. Cada um tem sua forma, essa é a minha. Posso ter sido garota de programa, mas nasci escritora. Tem pessoas que não aceitam, pois acham que garota de programa não tem ideias, dignidade. Somos normais, não somos aberrações.”

Em viagem ao Peru para participar pela segunda vez da Feira do Livro - ela foi a escritora brasileira convidada em 2009 - e realizar um workshop sobre estratégias de marketing para estudantes, Vanessa notou que seus livros eram um produto rentável no comércio informal de Lima.

O livro que ela programou lançar na tarde da sexta-feira (20) durante a feira já estava sendo vendido por um terço do custo original em barraquinhas montadas pelas calçadas da cidade.

“É a coisa mais ridícula que já vi. Eles xerocam o livro toscamente e vendem os que têm maior apelo popular. Ficam expostos em ripas de madeira. Tem camelôs desse tipo por todo o canto e ninguém faz nada. O meu estava lá ao lado do livro do 'O Código da Vinci', do Dan Brown. Muitos estão incompletos, com as páginas faltando texto.”

Segundo Vanessa, os representantes da editora Help (responsável por lançar os livros da autora no Peru) informaram que, para cada 20 livros vendidos no Peru, apenas um é original.
Inconformada com a estatística e o comodismo das autoridades locais, a escritora resolveu tirar a roupa para reivindicar. Durante a cerimônia de abertura da Feira do Livro, ela aproveitou a demanda de imprensa e avisou do protesto em frente ao palácio do governo, por volta das 15h.

“Tive a sorte de sentar ao lado da esposa do governador de Lima durante a cerimônia de abertura da feira. Aproveitei para comunicar aos profissionais da imprensa que estavam ali por conta das autoridades que faria um protesto nua.”

No caminho, Vanessa teve a barriga pintada pela assessora da editora Help, tirou o vestido vermelho que usava e desceu do carro coberta por um casaco preto. No meio da praça, despiu-se e ficou apenas de roupa íntima. “Havia muitos policiais no local. Eu poderia ter sido presa, mas não tive medo tampouco passei frio. E fui muito bem recebida pela população local e imprensa. Naquele dia, o Peru parou para me ouvir. Fiquei impressionada com a repercussão.”

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vídeo mostra suposto atirador de cinema nos EUA em feira de ciência (Postado por Lucas Pinheiro)

A emissora norte-americana "ABC" divulgou nesta segunda-feira (23) o primeiro vídeo de James Holmes, 26, suspeito de ter matado 12 pessoas durante uma estreia do novo "Batman" nos EUA (veja).

As imagens, gravadas em 2006, mostram Holmes falando sobre "ilusões temporais" em uma feira de ciência em um colégio de San Diego, Califórnia. Ele tinha acabado de se formar no ensino médio.

Ele deve comparecer ante o tribunal nesta segunda-feira, numa apresentação muito aguardada para que as autoridades possam estabelecer os motivos de seu ataque.

Pronunciamento de Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (22) que "todo o país" está pensando nas vítimas do massacre em Aurora, ao encontrar as famílias dos 12 mortos pelo atirador que abriu fogo num cinema. "Palavras são sempre inadequadas neste tipo de situação", disse Obama. "Mas minha principal tarefa era ser um representante de todo o país", disse. "Estamos pensando neles neste momento, e vamos continuar pensando neles a cada dia", afirmou.

"Estou aqui mais como pai e marido, não somente como presidente", disse Obama. Visivelmente emocionado, ele abraçou os familiares das vítimas e rezou com eles durante as mais de duas horas que passou com o grupo no hospital universitário de Aurora, subúrbio de Denver.

O avião Air Force One, procedente de Washington, pousou às 15h30, horário local, na base aérea de Buckley, na região de Denver. Obama foi recebido na escada do avião pelo governador do Colorado, John Hickenlooper, e por dois senadores do Estado.

Milhares de pessoas se reuniram em Aurora para homenagear as 12 vítimas em uma emocionante celebração religiosa.

Polícia nega que atirador tenha sido ajudado
Nas investigações do caso, a polícia de Aurora descartou que James Holmes tenha recebido ajuda de outra pessoa no planejamento e execução dos crimes.

"Circula muito informação não confirmada sobre um segundo suspeito. Com relação a estas informações, esta noite falamos com um companheiro de Holmes e não há razão para crer que ele está envolvido", disse em entrevista coletiva a porta-voz da polícia, Cassidee Carson.

A negação da polícia sobre a intervenção de outra pessoa no tiroteio vem depois de relatos da imprensa, segundo os quais um colega de Holmes teria ajudado a cometer os assassinatos.

Encomendas
O jovem James Holmes estava recebendo grande número de encomendas, possivelmente de munição, nos últimos quatro meses, segundo a polícia local.

O apartamento de Holmes tinha armadilhas com explosivos sofisticados, disse Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, a cidade no estado do Colorado em que ocorreram as mortes. "Estava desenhado para matar quem entrasse", afirmou.

"Sabemos que o suspeito recebeu, nos últimos quatro meses, um grande volume de encomendas tanto no endereço de casa quanto no do trabalho", disse Oates, em conferência de imprensa à tarde. "Isso começa a explicar como ele conseguiu as revistas e munições e começa a explicar como ele tinha alguns dos materiais encontrados no apartamento."

Mortos identificados e cinco em estado crítico
Segundo o legista do condado (uma subregião do Estado) de Arapahoe, Michael Dobersen, as 12 pessoas que morreram por conta dos tiros do cinema foram identificadas e as famílias foram avisadas. Dos 58 feridos, cinco estão em estado crítico no hospital da Universidade do Colorado. Outros sete estão nas unidades de tratamento intensiva e de trauma do Centro Médico de Aurora e dez teriam sido liberados.

sábado, 21 de julho de 2012

Polícia inicia operação para desativar explosivos nos EUA (Postado por Lucas Pinheiro)

A polícia iniciou neste sábado (21) a operação para desativar os explosivos no apartamento de James Eagen Holmes, o homem de 24 anos suspeito de atirar contra a plateia na estreia do novo filme "Batman" em um cinema lotado no estado americano do Colorado. Os especialistas já colocaram um dispositivo remoto no topo do prédio na cidade de Aurora.  Segundo a Reuters, a polícia está confiante quanto a evacuação da área e existe a possibilidade de uma detonação controlada. As autoridades consideram  o local é uma "armadilha" de explosivos, que poderia ser detonado a qualquer momento.

Como manifestação à tragédia, amigos e familiares das vítimas realizaram vígilia nesta madrugada. As pessoas levaram flores, cartazes e bandeiras dos Estados Unidos para homenagear os mortos. Jovens e crianças também participaram do encontro e acenderam velas pelas vítimas. A vigília foi feita atrás do cinema onde a tragédia aconteceu.

Operação delicada
De acordo com Daniel Oates, chefe de polícia de Aurora, a residência de Holmes tem material inflamável e explosivo. O apartamento fica no terceiro andar de um alojamento para professores, alunos e funcionários da Universidade do Colorado, onde o suspeito estudava medicina.

"Isso pode durar horas ou dias", disse o policial."A cena é bem desagradável. Parece muito sofisticado, como ele armou. Pode ser uma longa espera", disse.

Na sexta-feira, imagens da TV local mostraram agentes da polícia em um guindaste tentando entrar por uma janela do apartamento do suspeito, em um terceiro andar.

As autoridades esvaziaram cinco edifícios nas proximidades e formaram um perímetro de diversos quarteirões por questão de segurança.

A sala de estar do apartamento do suspeito estava lotada de fios conectados com o que pareciam ser garrafas plásticas contendo um líquido desconhecido, afirmou o chefe adjunto do Corpo de Bombeiros de Aurora, Chris Henderson.

12 mortos e 59 feridos
O ataque, ocorrido durante a madrugada em uma sala lotada de cinema de shopping, deixou 12 mortos e 59 feridos, segundo a polícia.

Holmes foi preso logo após o tiroteio, próximo ao seu carro em um estacionamento atrás do cinema, e não reagiu aos policiais, segundo as autoridades.

Questionado, ele afirmou que tinha material explosivo em casa.

As motivações do suspeito ainda não estão claras.

Holmes foi identificado como um estudante da escola de medicina da Universidade do Colorado, que estava no processo de abandono de um programa de pós-graduação em neurociência, informou a universidade em comunicado.

A família divulgou uma declaração de condolências pelas vítimas e pediu por privacidade enquanto "processa essa informação".

Luto de seis dias
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o tiroteio foi uma violência "sem sentido".

O democrata adiou compromissos de campanha eleitoral por conta do incidente e decretou luto oficial de seis dias no país.

A Casa Branca afirmou que, até agora, pelo que se sabe, não parece que o ataque tenha elo com nenhuma célula terrorista.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Apartamento de atirador de 'Batman' é armadilha de explosivos, diz polícia (Postado por Lucas Pinheiro)

O apartamento do homem suspeito de atirar contra a plateia na estreia do novo filme "Batman" em um cinema lotado no estado americano do Colorado é uma "armadilha" de explosivos, disse a polícia local nesta sexta-feira (20).

Daniel Oates, chefe de polícia de Aurora, subúrbio de Denver onde ocorreu o crime, disse que a polícia está tentando descobrir um meio de "desarmar" o material inflamável e explosivo na casa.

"Isso pode durar horas ou dias", disse.

"A cena é bem desagradável. Parece muito sofisticado, como ele armou. Pode ser uma longa espera."

O ataque, ocorrido durante a madrugada, deixou 12 mortos e 40 feridos, segundo a polícia.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o tiroteio foi uma violência "sem sentido".

Obama adiou compromissos de campanha eleitoral por conta do incidente.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Criminoso nazista vai ficar em prisão domiciliar na Hungria, diz advogado (Postado por Lucas Pinheiro)

O criminoso de guerra nazista considerado o mais procurado do mundo, o húngaro Laszlo Csatary, de 97 anos, vai ficar em prisão domiciliar, por uma decisão do juiz, informou seu advogado.

A prisão vale por 30 dias, afirmou seu advogado Gabor Horvath.

Csatary foi detido na madrugada desta quarta-feira e "disse não ser culpado", argumentando que "estava cumprindo ordens", informou o procurador de Budapeste, Tibor Ibolya.

O advogado não quis dar o endereço do local onde Csatary ficará em prisão domiciliar, limitando-se a afirmar à imprensa que se tratava de um dos dois apartamentos da capital húngara já conhecidos pelos jornalistas.

Na saída do Tribunal Militar de Budapeste, vestido com um casaco cinza e com um saco plástico nas mãos, Laszlo Csatary parecia em forma e aparentava ser muito mais jovem que seus 97 anos. Foi embora em um carro com duas pessoas que foram buscá-lo no tribunal.

Devido ao fato de a acusação ser de "crimes de guerra", Laszlo Csatary foi interrogado por um juiz militar que poderia acusá-lo ao término da audiência, informou o procurador durante uma coletiva de imprensa.

"Levando-se em conta a gravidade dos fatos, mas também diante da necessidade de respeitar a presunção de inocência e, devido a sua idade, de vigiar sua saúde", o procurador Tibor Ibolya considerou que, no caso do suspeito, "a prisão domiciliar era o apropriado".

"Essa medida implica que a polícia detenha seu passaporte", acrescentou.

"O suspeito encontra-se em bom estado de saúde física e mental. É cooperativo. Estava surpreso, mas supunha que seria interrogado", acrescentou o procurador.

Por sua vez, Tibor Ibolya indicou que "a procuradoria não tinha informação sobre uma eventual rede que teria ajudado o suspeito".

No domingo, o Centro Wiesenthal, um grupo de defesa de direitos humanos especializado em assuntos relacionados ao Holocausto, havia noticiado que Csatary tinha sido encontrado.

Csatary era o chefe da polícia do gueto judeu da cidade eslovaca de Kosice, no qual cerca de 15.700 judeus foram assassinados ou dali levados ao campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, durante a ocupação pela Alemanha nazista deste país que era até então a Tchecoslováquia.

"Há 10 meses, um informante nos deu elementos que nos permitiram localizar Laszlo Csatary em Budapeste. Este informante recebeu US$ 25 mil que prometemos em troca de informações que permitam encontrar criminosos nazistas", disse Zuroff.

Condenado
Em abril, o Centro Wiesenthal colocou Csatary no topo da lista dos criminosos de guerra mais procurados do mundo.

Csatary foi condenado à morte à revelia em 1948, por um tribunal tcheco, mas desapareceu misteriosamente após se esconder nas cidades canadenses de Montreal e Toronto. Posteriormente, com uma identidade falsa, dedicou-se a comercializar objetos de arte.

Há cerca de 15 anos, autoridades canadenses descobriram a verdadeira identidade de Csatary, e, por isso, ele voltou a desaparecer, desta vez escondendo-se na Hungria, segundo Zuroff.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Investigadores fazem buscas na casa e no escritório de Sarkozy em Paris (Postado por Lucas Pinheiro)


Investigadores fizeram buscas nesta terça-feira (3) na casa e no escritório do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy por conta do caso do susposto financiamento ilegal de sua campanha eleitoral, em 2007, pela herdeira da fábrica de cosméticos L'Oréal.
O ex-presidente é ameaçado por questões legais desde que perdeu o cargo, em maio, para o socialista François Hollande.
O juiz Jean-Michel Gentil e cerca de dez policiais da unidade de crimes financeiros de Paris fizeram a investigação.

Ele, que perdeu a imunidade legal em 15 de junho, nega irregularidades.
O ex-presidente viajou na segunda-feira com sua família para o Canadá, segundo seu advogado, Thierry Herzog.
O site do jornal "Le Monde" também se referiu a uma busca no escritório de advocacia, ao qual Nicolas Sarkozy é associado, o que ainda não foi confirmado por fontes ligadas à investigação.

"Essas buscas, mesmo após o meu encaminhamento ao magistrado de todos os elementos necessários, há 15 dias, vão se revelar, como podemos esperar, procedimentos desnecessários", declarou Herzog.
Os documentos enviados por ele ao juiz mostram, segundo ele, "a absoluta impossibilidade de supostos 'encontros secretos' com Liliane Bettencourt", a herdeira do grupo L'Oréal.

Herzog afirma que na carta informou ao juiz "que todas as viagens e lugares por onde Nicolas Sarkozy passou em 2007, estavam sob o controle dos policiais responsáveis pela sua segurança".
Disputa familiar
O caso do financiamento ilegal veio à tona em 2010, durante uma disputa familiar pela fortuna de Liliane Bettencort, considerada a mulher mais rica da França.
O ex-contador dela afirmou que o ex-administrador de sua fortuna, Patrice de Maistre, pediu 150 mil euros no começo de 2007 a fim de entregá-los ao ex-ministro Eric Woerth, que foi tesoureiro da campanha de Sarkozy.

Funcionários dos Bettencourt disseram em seguida que tinham visto Sarkozy em pessoa na casa dos patrões, durante a campanha presidencial de 2007.
As acusações ajudaram a engrossar o coro dos opositores de Sarkozy, que já o criticavam pela maneira como conduziu o país em meio à recessão.
O caso também levou a um debate paralelo sobre a liberdade de imprensa. O "Le Monde" acusou o governo de usar contrainteligência para descobrir quem era sua fonte sobre a investigação. O governo, à época, negou.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

PRI deve ter maioria simples no Congresso do México, diz projeção (Postado por Lucas Pinheiro)


O PRI, que segundo os resultados preliminares recuperou a presidência do México na eleições de domingo, conseguirá também a maioria nas duas câmaras do Congresso, apesar de simples, segundo projeções da imprensa baseadas nos resultados parciais publicadas nesta segunda-feira.
O Partido Revolucionário Institucional e seu sócio de coalizão, o Partido Verde, teriam obtido 232 cadeiras na Câmara de Deputados em um total de 500, segundo o jornal 'El Universal', e 227 de acordo com o jornal 'Crónica', depois de apurada um terço das atas de votação.
No Senado, acumularão 57 das 128 cadeiras, de acordo com 'El Universal', e 59, conforme cálculos do 'Crónica'.
Na Câmara de Deputados, os dois jornais concedem o segundo lugar, com 140 cadeiras, à coalizão de esquerda Movimento Progressista, cujo candidato presidencial, Andrés Manuel López Obrador, também foi o segundo, atrás de Enrique Peña Nieto, do PRI, e o terceiro ao Partido Ação Nacional (PAN), no poder, com cerca de 120 cadeiras.
No Senado, em compensação, o PAN seria a segunda maior força, com cerca de 40 cadeiras e o Movimento Progressista a terceira, com 29.
Os membros das duas Câmaras do Congresso são eleitos conforme um sistema que mistura 268 postos da eleição pela maioria nos distintos distritos em que se divide o país e outros 232 de representação proporcional conforme o total dos votos do país.
Se confirmadas as projeções, a coalizão PRI-Partido Verde perderá a maioria absoluta que tinha desde 2009 na Câmara de Deputados e manterá a maioria simples no Senado, e por isso terá de negociar em ambos os fóruns com outras forças para poder levar adiante suas propostas.