segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Brasil está na vanguarda", diz Dilma sobre Marco Civil da Internet


Por Agência Brasil | - Atualizada às

    "Somos o primeiro país do mundo a ter uma lei que consolida a internet como espaço livre e democrático"

    Agência Brasil
    A presidente Dilma Rousseff voltou a comemorar nesta segunda-feira (28) a aprovação do Marco Civil da Internet, sancionado por ela na semana passada durante a abertura do Encontro Global Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet - NetMundial, em São Paulo. Segundo ela, o Brasil tem agora um instrumento efetivo para garantir a liberdade de expressão, o respeito à privacidade das pessoas e das empresas e aos direitos humanos na internet.
    Leia também:
    Dilma sanciona Marco Civil da Internet em Fórum Mundial
    Dilma aproveitou a plateia do NETmundial para sancionar de forma simbólica o Marco Civil da Internet. Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR
    1/5
    "O Brasil está na vanguarda dessa legislação, porque somos o primeiro país do mundo a ter uma lei que consolida a internet como espaço livre e democrático, o que é essencial para a participação social, para a inovação e, principalmente, para o exercício da cidadania", disse ela, em seu programa semanal Café com a Presidenta.
    Dilma acrescentou que o marco civil foi saudado no NetMundial como um exemplo para o aperfeiçoamento e a democratização da governança global da internet e para torná-la cada vez mais aberta, multissetorial, multilateral, democrática e transparente. "Esses são objetivos com que o mundo tem de se preocupar imediatamente, face aos inaceitáveis e condenáveis episódios recentes de monitoramento e espionagem na rede."
    Entenda:
    Como o Marco Civil afetará a vida dos internautas no Brasil
    A aprovação: Senado aprova Marco Civil da Internet
    A presidente informou que os dados dos usuários da internet colhidos no Brasil têm de ser protegidos, ainda que estejam armazenados em outro país. "Com a nova lei, não importa se a empresa é brasileira ou estrangeira, ou se os dados estão armazenados aqui ou fora do país. Para todos os dados coletados no Brasil vale a lei brasileira, e os direitos do usuário da internet têm que ser respeitados. Com isso, a partir de agora, qualquer cidadão que tiver os dados utilizados e divulgados sem a sua expressa autorização pode recorrer à Justiça para exigir a proteção de direitos."
    O marco civil garante, segundo Dilma, que os direitos offline terão de ser os mesmos garantidos ao cidadão online. "O Marco Civil da Internet também traz uma regra específica para a retirada de imagens não autorizadas contendo, por exemplo, cenas de pedofilia e cenas de nudez. Aliás, esse é um problema que atinge, sobretudo, as mulheres, vítimas do furto de dados ou mesmo de vingança praticada por um ex-parceiro, um ex-companheiro. Nesse caso, a pessoa que tiver sua intimidade indevidamente exposta poderá solicitar diretamente ao responsável pelo site a imediata retirada das imagens do ar. Se o responsável pelo site não retirar as imagens, ele responderá civil e criminalmente, junto com o autor da postagem."
    A presidente também comemorou a neutralidade da rede. "O princípio da neutralidade estabelece o seguinte: o provedor tem que oferecer a internet sem limitar serviços que possam ser acessados pelos usuários. A neutralidade impede que provedores de conexão privilegiem o acesso a determinados sites e serviços em razão de acordos econômicos. Se isso fosse permitido, o sucesso de um site ou de um serviço na internet passaria a depender do poder econômico de seu responsável, e não de sua qualidade. O poder de escolher o que quer acessar na internet é do usuário, seja ele rico, pobre ou mediano, e não da empresa que está vendendo a conexão."
    Leia tudo sobre: dilmamarco civil da internetgoverno
                
         
    vídeos recomendados

    para você

    domingo, 27 de abril de 2014

    Presidente José Mujica mobiliza Uruguai para proteger sem-teto do frio

    26/4/2014 15:29
    Por Redação, com correspondente - de Montevidéo


    O presidente José Mujica dispensou o palácio presidencial para seguir morando em seu sítio, nos arredores de Montevidéo
    O presidente José Mujica dispensou o palácio
     presidencial para seguir morando em seu sítio,
    nos arredores de Montevidéo

    Com a proximidade do inverno, o presidente uruguaio, José Mujica, começou a colocar em prática o planejamento estratégico do país para que nenhum cidadão fique sem um lugar seco e aquecido onde passar as próximas noites. Assessores do presidente comentaram com jornalistas, neste sábado, que Mujica tem mantido reuniões com o ministro do Desenvolvimento Social, Daniel Olesker, no sentido de agilizar as medidas necessárias a se atingir o objetivo. Em 2011, cinco pessoas morreram de hipotermia no país de atuais 3,3 milhões de habitantes, o que custou o cargo da ministra anterior.
    Mujica, que vive com a mulher em seu sítio, nos arredores de Montevidéo, voltou a colocar a residência oficial à disposição dos sem-teto, caso haja uma procura extra aos albergues disponíveis nas cidades uruguaias, com estrutura para receber, abrigar, alimentar e oferecer os serviços da República nas possíveis situações de desequilíbrio social àqueles que correm o risco de morrer congelados. Em 2012, o Uruguai viveu uma intensa onda polar durante o deslocamento de uma massa de ar frio a partir da Antártica.
    O presidente uruguaio, no atual levantamento, colocou entre os objetivos primários da ação em curso o levantamento de edifícios públicos capazes de abrigar os necessitados. Mujica é considerado um dos presidentes mais pobres do mundo, com um salário de US$ 12,5 mil mensais, e doa cerca de 90% do que ganha aos projetos de ajuda e obras de caridade em seu país.
    Aos 76 anos, 13 dos quais passados na prisão por sua luta contra a ditadura militar instaurada naquele país, em meados do século passado, o presidente socialista chegou ao governo pela Frente Ampla, um movimento que reúne partidos de esquerda e de centro, que lhe assegura maioria absoluta no Parlamento. Mujica também doará a maior parte de seus vencimentos, na aposentadoria a que faz jus por exercer a Presidência da República, para o Fundo Raúl Sendic, administrado por seu partido e pelo Movimento de Participação Popular (MPP).
    A doação oferecida por José Mujica servirá de exemplo para que todos os demais ex-dirigentes uruguaios passem a colaborar com projetos sociais naquele país.

    terça-feira, 22 de abril de 2014

    ‘Gelo de fogo’ no permafrost é estudado como fonte de energia
            
    Correio do Brasil
    21/4/2014 12:06
    Por Redação, com BBC - de Londres

    Sob a camada de solo congelado há extensas reservas de metano, altamente inflamável
    Sob a camada de solo congelado há extensas reservas de metano, altamente inflamávelO mundo é viciado em combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), e é fácil entender o por que: baratos, abundantes e fácil de extrair, eles alimentam o desenvolvimento da indústria mundial. Cada vez mais, porém, os governos vêm buscando alternativas aos hidrocarbonetos tradicionais – seja porque são altamente poluentes ou porque sua extração tem se tornado mais difícil, à medida que algumas reservas vão se esgotando.
    Um substituto potencial – em enormes quantidades – foi encontrado e repousa profundamente sob permafrost (solo gelado do Ártico) ou os leitos dos oceanos: o hidrato de metano. Apesar de potencialmente menos poluente que petróleo e carvão, porém, sua extração apresenta enormes riscos ambientais.
    Reservas gigantes
    Conhecido como “gelo que arde”, o hidrato de metano consiste em cristais de gelo com gás preso em seu interior. Eles são formados a partir de uma combinação de temperaturas baixas e pressão elevada e são encontrados no limite das plataformas continentais, onde o leito marinho entra em súbito declive até chegar ao fundo do oceano.
    Acredita-se que as reservas dessa substância sejam gigantescas, observa Chris Rochelle, do Serviço Geológico Britânico. A estimativa é de que haja mais energia armazenada em hidrato de metano do que na soma de todo petróleo, gás e carvão do mundo. Ao reduzir a pressão ou elevar a temperatura, a substância simplesmente se quebra em água e metano – muito metano.
    Um metro cúbico do composto libera cerca de 160 metros cúbicos de gás, o que o torna uma fonte de energia altamente intensiva. Por causa disso, da sua oferta abundante e da relativa facilidade para liberar o metano, um número grande de governos está cada vez mais animado com essa nova fonte de energia.
    Desafios técnicos
    O problema, porém, é extrair o hidrato de metano. Além do desafio de alcançá-lo no fundo do mar, operando sob altíssima pressão e baixa temperatura, há o risco grave de desestabilizar o leito marinho, provocando deslizamentos.
    Uma ameaça ainda mais grave é o potencial escape de metano. Extrair o gás de uma área localizada não é tão complicado, mas prevenir que o hidratado se quebre e libere o metano no entorno é mais difícil.
    E isso tem consequências sérias para o aquecimento global – estudos recentes sugerem que o metano é 30 vezes mais danoso que o CO2.
    Por causa desses desafio técnicos, ainda não há escala comercial de produção de hidrato de metano em qualquer lugar do mundo. Mas alguns países estão chegando perto.
    Os Estados Unidos, o Canadá e o Japão já investiram milhões de dólares em pesquisa e já realizam alguns testes, desde 1998. Os mais bem sucedidos ocorreram no Alasca em 2012 e na costa central do Japão em 2013, quando, pela primeira vez, houve uma exitosa extração de gás natural a partir de hidrato de metano no mar.
    Os Estados Unidos lançaram um programa de pesquisa e desenvolvimento nacional já em 1982 e, em 1995, tinham terminado a sua avaliação dos recursos disponíveis do gás de hidratos no país. Desde então, têm realizado projetos-piloto na costa da Carolina do Sul, no norte do Alasca e no Golfo do México. Cinco ainda estão em execução.
    Exploração comercial
    O interesse do Japão é óbvio, assinala Stephen O’Rourke, da empresa de consultoria energética Wood Mackenzie: “Japão é o maior importador de gás do mundo”.
    No entanto, ele ressalta que o orçamento anual do Japão para pesquisa na área é relativamente baixo – US$ 120 milhões (cerca de R$ 270 milhões). Os planos do país de produzir em escala comercial no fim desta década, portanto, parecem muito otimista. Mas mais à frente, o potencial é enorme.
    “O gás metano pode mudar o jogo para o Japão”, diz Laszlo Varro, da Agência Internacional de Energia (IEA).
    Em outros países, porém, os incentivos para explorar o gás comercialmente são menores por enquanto. Os Estados Unidos estão priorizando suas reservas de gás de xisto, recurso que também é abundante no Canadá. Já a Rússia ainda tem enormes reservas de gás natural.
    A China e a Índia, com sua feroz demanda por energia, são uma história diferente. No entanto, eles estão muito atrás em seus esforços para explorar o recurso.
    “Houve alguns progressos recentes, mas não prevemos produção comercial antes de 2030″, afirma O’Rourke.
    De fato, a IEA não incluiu gás hidratado nas suas projeções globais de energia para os próximos 20 anos.
    Riscos
    Mas se essa fonte for explorada, o que parece provável no futuro, as implicações ambientais podem ser extensas. Apesar de ser menos poluente que o carvão ou o petróleo, continua sendo um hidrocarboneto e, portanto, emite CO2. E há ainda o risco mais sério da liberação direta de metano na atmosfera.
    Alguns argumentam, porém, que pode não haver alternativa, na medida em que o aumento da temperatura global pode provocar a liberação do gás “naturalmente”, devido ao aquecimento dos oceanos e ao derretimento das calotas polares.
    – Se todo o metano for liberado, nós vamos ver um cenário de filme Mad Max. Mesmo usando estimativas conservadoras sobre as reservas de metano, isso faria todo o CO2 de recursos fósseis parecer uma piada. Por quanto tempo o gradual aquecimento global pode prosseguir sem liberar o metano? Ninguém sabe. Mas quanto mais ele avança, mais perto chegamos de jogar roleta russa – conclui Varro.

    sábado, 19 de abril de 2014

    Terremoto atinge a região de Acapulco, no México

    Magnitude foi de 7,2, segundo serviço geológico dos EUA.
    Ainda não há registro sobre vítimas.

    Do G1, em São Paulo
    Paramédicos ajudam uma mulher que desmaiou durante retirada de trabalhadores de um prédio na Cidade do México (Foto: Bernardo Montoya/Reuters)Paramédicos ajudam uma mulher que desmaiou durante retirada de trabalhadores de um prédio na Cidade do México (Foto: Bernardo Montoya/Reuters)
    Um terremoto de 7,2 de magnitude, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS),  foi registrado às 9h28 (horário local, 11h28 de Brasília) nesta sexta-feira (18) no estado de Guerrero, ao norte de Acapulco, no México. Ainda não há relatos sobre vítimas.
     OBS.: O USGS havia anunciado inicialmente que a magnutide do tremor foi de 7,5, mas depois retificou para 7,2. Esta reportagem foi atualizada às 13h).
    Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN), houve corte do fornecimento de energia elétrica e algumas pessoas saíram correndo para a rua porque os prédios tremeram e as janelas de vidro se quebraram.
    "O terremoto aconteceu sobre a linha da costa. Sempre é possível que possa produzir um tsunami, mas caso os efeitos não sejam observados nestes minutos é muito improvável", disse à AFP Víctor Espíndola, sismólogo do SSN.
    Arte terremoto México 18/04 13h11 (Foto: Editoria de Arte/G1)
    O coordenador do Serviço de Proteção Civil do México, Luis Felipe Puente, escreveu no Twitter que 'no momento não foram registrados danos pelo terremoto'.
    Na superpovoada capital mexicana, situada 490 km ao norte de Tecpan (62.000 habitantes), o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios.
    Moradores da Cidade do México disseram que objetos caíram das prateleiras em suas casas e muitos ficaram sem energia. Alguns saíram às ruas de pijamas. Não havia relatos imediatos de vítimas ou danos graves.
    No entanto, os moradores da capital ficaram abalados pelo terremoto, um dos maiores a atingir o México em vários anos. "Tive que me agarrar a uma árvore como se estivesse bêbado", disse Pedro Hernández, porteiro de um prédio.
    Os serviços de emergência da capital estavam percorrendo a cidade, que foi severamente danificada por um terremoto em 1985, quando um tremor de magnitude 8,1 deixou milhares de mortos.
    Um funcionário do hotel Fairmont, em Acapulco, disse que a situação estava calma e que os hóspedes tinham retornado ao edifício. "A estrutura está bem", afirmou a mulher, que se identificou apenas como Ana, por telefone.
    Funcionários da prefeitura removem destroços de uma parede que desabou devido ao terremoto na Cidade do México (Foto: Bernardo Montoya/Reuters)Funcionários da prefeitura removem destroços de uma parede que desabou devido ao terremoto na Cidade do México (Foto: Bernardo Montoya/Reuters)
    Pacientes de um hospital aguardam com familiares do lado de fora após o edifício ser esvaziado em Acapulco (Foto: Jesus Solano/Reuters)Pacientes de um hospital aguardam com familiares do lado de fora após o edifício ser esvaziado em Acapulco (Foto: Jesus Solano/Reuters)
    •  
    Pessoas se abraçam após abandonarem suas casas na Cidade do México devido ao terremoto que atingiu a região (Foto: Yuri Cortez/AFP)Pessoas se abraçam após abandonarem suas casas na Cidade do México devido ao terremoto que atingiu a região (Foto: Yuri Cortez/AFP)
    Homem com seu cão após a evacuação de um edifício por conta de um terremoto de magnitude 7.5 no México (Foto: Claudia Daut/ Reuters)Homem com seu cão, na Cidade do México, após a evacuação de um edifício por conta de um terremoto de magnitude 7.5 (Foto: Claudia Daut/ Reuters)
     

    veja também

    sexta-feira, 18 de abril de 2014

    Rússia, EUA e Europa fecham acordo para conter crise na Ucrânia
     

    Do UOL, em São Paulo
    • Reunidos na Suíça, diplomatas dos Estados Unidos, Ucrânia, Rússia e a União Europeia (UE) chegaram a um acordo nesta quinta-feira (17) para tentar acabar com a crise na Ucrânia.
    O pacto, fechado após mais de sete horas de negociações em Genebra, determina que todos os lados parem com a violência, intimidações e ações provocativas.
    De acordo com uma declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, o acordo também prevê uma anistia para os manifestantes pró-Rússia que participaram de distúrbios no país, exceto para os condenados por homicídio, o desarmamento de todos os grupos ilegais na Ucrânia e a desocupação de prédios públicos tomados por rebeldes em diversas cidades do leste do país. Ele falou ainda de "reformas constitucionais de longo prazo" na Ucrânia. 
    Ampliar


    Crise na Ucrânia200 fotos

    1 / 200
    17.abr.2014 - Reunidos na Suíça, diplomatas dos Estados Unidos, representado por John Kerry (ao centro), Ucrânia, Rússia e a União Europeia chegaram a um acordo nesta quinta-feira (17) para tentar acabar com a crise na Ucrânia. O pacto, fechado após mais de sete horas de negociações em Genebra, determina que todos os lados parem com a violência, intimidações e ações provocativas Denis Balibouse/Reuters
    A reunião que selou o acordo contou com a presença do ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrei Deshchitsia, de seu colega russo, Serguei Lavrov, além do secretário de Estado americano, John Kerry, e da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
    "Os próximos dias serão cruciais, uma vez que vão exigir de todas as partes esforços sinceros para colocar em prática as fórmulas que foram tão cuidadosamente elaboradas ao longo do dia", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia após as negociações.
    "Por isso, será um teste para a Rússia, se a Rússia realmente quiser mostrar que está disposta a manter a estabilidade nessas regiões", disse Deshchitsia. 
    Após a conferência, Kerry declarou que a Rússia e a Ucrânia concordaram em tomar uma série de ações para diminuir as tensões na região.
    "É importante que essas palavras sejam transformadas imediatamente em ações, se não houver progressos até o final da semana, novas sanções serão impostas e haverá custos", alertou Kerry.
    O secretário de Estado  declarou que o acordo firmado nesta quinta-feira (17) é "apenas o começo" do processo para estabilizar a crise na região da Ucrânia.
    "Nosso objetivo não é vir aqui e ameaçar. Nossa esperança é abrir a porta para que ambas as partes respondam. A Rússia e o governo da Ucrânia têm enorme capacidade de progredir nessa discussão", disse Kerry, acrescentando que os países "deverão largar seus uniformes e armas e iniciar uma negociação". "Deixamos claro que a Rússia tem grande impacto nisso. Os próximos dias serão muito importantes para avaliar a situação."
    Em nome dos participantes da reunião, Catherine Ashton agradeceu "o compromisso ucraniano em realizar o processo [de formação de um novo governo] de forma legítima" e disse que a comunidade internacional continua comprometida com a garantia da soberania e da unidade territorial da Ucrânia. 
    "Ficamos impressionados com o premier ucraniano e o que ele está preparado para fazer. Ele mostrou sua visão de autonomia, que inclui eleições governamentais, administração de serviços como a educação e outras funções do governo. Essas ações são muito mais extensas em termos de autonomia do que qualquer coisa que exista na Rússia", avaliou Kerry. (com agências internacionais)

    Crise na Ucrânia - 16 vídeos




    Notícias relacionadas


    Recomendado para você




    Comentários 45

    Avatar do usuário
    1. Avatar de Observador amador

      Observador amador

      9 horas atrás
      Os reis estão reconciliados mas os vassalos continuam se degladiando......
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    2. Avatar de vbs-soft

      vbs-soft

      10 horas atrás
      Não amoleçam neste acordo... No acordo, tem que constar a devolução da Crimeia. Quais acordos honrados que a Russia já fez na história?????
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    3. Avatar de Sorocabano!!!

      Sorocabano!!!

      10 horas atrás
      Fizeram acordo? Que bom, então a Russia vai devolver a Criméia à Ucrania?.....Bah!!!
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    4. Avatar de Marcelo CE

      Marcelo CE

      11 horas atrás
      Quem pode mais chora menos, os embargos propostos a Russia não funcionam como em paises menores, podem falar oque quiserem, mas o unico pais que EUA respeitam é a Russia.
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
      1. Avatar de neysm

        neysm

        9 horas atrás
        Devido as aras nucleares, sim. Mas o que causa maior temos aos Estados Unidos é a China.
    5. Avatar de vbs-soft

      vbs-soft

      11 horas atrás
      Em todo conflito pelo mundo, onde existir uma AK-47, tem sempre a mão vermelha ameaçando, sem exceção.
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    6. Avatar de brandãozão

      brandãozão

      12 horas atrás
      Nessa reunião John Kerry nem mencionou a península da Criméia, agora anexada à Federação Russa. UE e EEUU se meteram num imbróglio, tiveram que engolir o resultado do referendo popular, (referendo popular e não quebra quebra de mascarados depredadores) e agora tentam encontrar uma saída honrosa dessa questão fingindo que vão impor sanções. Tenho certeza que não vai ter nem sanções nem dalilas e ele estão saindo de fininho.
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    7. Avatar de Amoz

      Amoz

      12 horas atrás
      Enquanto isso aqui no Brasil a Dilma continua sua aproximação de países comunista falidos.
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    8. Avatar de boi-ola

      boi-ola

      13 horas atrás
      SO TEM UM RESPONSÁVEL PELA CRISE PUTIN.
      Avatar do usuário


      Compartilhe:


      Ao comentar você concorda com os termos de uso
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso