quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Coluna Panorama Político de Hoje (09-08-2012 - QUINTA-FEIRA) do jornal O Globo (Blog de Ilimar Franco), no Painel do Paim



Vem aí o partido da Marina

          Marina Silva faz contatos com políticos do PSOL, do PV, do PT e do PDT sobre criar um partido para apoiar sua candidatura à Presidência em 2014. Nas conversas, nos últimos dias em seu escritório de Brasília, explicou que não se encaixa nos atuais partidos e que a lei não permite candidaturas avulsas. A ideia é deflagrar a organização do partido depois das eleições municipais.
Senadores em polvorosaSenadores e ex-senadores que deixaram o mandato nos últimos cinco anos foram surpreendidos com uma notificação da Receita Federal pedindo esclarecimentos sobre o uso da verba indenizatória dos gabinetes. Este dinheiro serve para custeio e não é tributável. Mas a Receita entende que estes gastos poderiam ser passíveis de tributação. Os senadores estão irritados. Consideram tratar-se de falta de respeito com a instituição. Eles dizem que a Receita deveria ter feito um pedido de informação à mesa diretora. Os partidos cobram esclarecimentos do Planalto. Querem saber se a presidente Dilma sabe da ação da Receita.
 "A impunidade tem os dias contados. O Brasil será um país em que o cidadão, seja ladrão de galinha, seja senador, seja banqueiro, seja quem for, se tiver que ir, vai para a cadeia"

Pedro Simon, senador (PMDB-RS)
Biscaia, o livro
O ex-deputado Antonio Carlos Biscaia conta que em conversa com o então ministro Tarso Genro, em 10/11/2008, o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, diz: "Ministro, quero agradecer ao Biscaia por eu ser prefeito do Rio". O texto relata que Sérgio Cabral e Jorge Picciani decidiram lançar Paes depois de Biscaia virar tesoureiro de Alessandro Molon.
O cabo eleitoral preferido
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) é o mais requisitado para gravar apoio a candidatos a prefeito para ser exibido na TV. Já pediu voto para o PT, o PSB, o PCdoB, o PMDB e o PP.
Audiência seletiva
O julgamento do mensalão, ao contrário do que se previa, não tem gerado a mobilização que se imaginava. Não há populares em frente ao STF e o setor do plenário destinado aos populares está sendo parcialmente ocupado por jornalistas.
Uma situação constrangedora
O advogado Inocêncio Mártires Coelho fará a defesa do ex-deputado José Borba segunda-feira no STF. Vai ficar cara a cara com o ministro Gilmar Mendes. Eles eram sócios no Instituto de Direito Público. A sociedade foi desfeita neste ano em processo ligitioso. Os dois eram co-autores do livro "Curso de Direito Constitucional", um dos mais vendidos na categoria.

Lacerda, Bolsa Família e esmola
Tendo como adversário o ex-ministro Patrus Ananias (PT), o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), criticou o Bolsa Família. Candidato à reeleição, Lacerda atacou: "Compromisso social não é só dar esmolinha...” .
Esforço conjunto
O vice Michel Temer se reúne, domingo, com o primeiro-ministro inglês David Cameron. Eles serão co-anfitriões do Global Nutrition Summit, que debatera o combate à desnutrição infantil no mundo. O Brasil é modelo mundial na área.
Henrique Meirelles, executivo da Friboi (JBS), conversou durante três meses com o Banco Rural para comprar a instituição. O negócio não saiu.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial