quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Banco da Espanha anuncia que país saiu da recessão após 2 anos

País saiu da recessão no terceiro trimestre com alta de 0,1% do PIB, diz.
Crescimento ocorre após 9 trimestres seguidos de queda, salienta o BC.
Da AFP
 
Banco da Espanha anuncia que país saiu da recessão após 2 anos (Foto: Marcelo del Pozo/Reuters)PIB da Espanha cresceu 0,1% no 3º trimeste, após recuo de 0,1% no 2º tri (Foto: Marcelo del Pozo/Reuters)
A Espanha saiu de dois anos de recessão no terceiro trimestre com um crescimento de 0,1%, anunciou o Banco da Espanha (o banco central do país) nesta quarta-feira (23), que posteriomente tem os cálculos confirmados pelos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuara 0,1%.
O aumento do Produto Interno Bruto (PIB), "após nove trimestres consecutivos de queda", é acompanhado por uma melhora na frente de trabalho, já que o Banco da Espanha antecipa que o desemprego registrará o "índice menos desfavorável desde o início da crise".
De acordo com os dados divulgados no relatório do Banco da Espanha, a economia vem se recuperando gradualmente ao longo dos últimos trimestres: caiu 0,8% no último trimestre de 2012, recuou 0,4% no primeiro trimestre deste ano e mais 0,1% no segundo.
O índice de desemprego espanhol no segundo trimestre foi de 26,3%.
Em setembro, o primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, estimou que o país sairia da recessão no terceiro trimestre, com um crescimento do PIB de 0,1% a 0,2%.
"A Espanha saiu da recessão, mas não da crise", declarou à época, antes de acrescentar que "a tarefa agora é alcançar uma reativação vigorosa que nos permita criar emprego", em um país com uma taxa de desemprego recorde (26,3%).
A quarta economia da zona do euro foi fragilizada desde a explosão da bolha imobiliária em 2008. Depois disso, o país colocou em andamento um rígido programa de austeridade e de reformas, que parece começar a dar seus frutos e a inspirar novamente a confiança nos mercados.


tópicos:


veja também

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial