sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nova réplica de terremoto sacode o Chile; tremor teve magnitude de 6,2

País já viveu outros dois abalos nesta semana. Na terça, seis morreram.
Desta vez, réplica não teve intensidade para gerar alerta de tsunami.

Da agência EFE
Um tremor de magnitude 6,2 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira (3) pela noite o norte do Chile, a mesma região onde ocorreu o terremoto de 8,2 da última terça-feira (1), mas as autoridades informaram que esta nova réplica não reúne condições de provocar um tsunami.
Segundo o Serviço Sismológico da Universidade de Chile, o abalo sísmico foi registrado às 22h37 desta quinta-feira (mesma hora de Brasília) e seu epicentro foi localizado a 63 quilômetros ao sudoeste de Iquique e a 31,8 quilômetros de profundidade.
O Departamento Nacional de Emergências (Onemi, sigla em espanhol), vinculado ao Ministério do Interior chileno, informou que o tremor foi sentido com intensidade de quatro graus na escala de Mercalli, que vai de um a 12, na cidade de Quillagua, na região de Antofagasta.
Em Iquique e Alto Hospicio, na região de Tarapacá, os locais mais atingidos pelo terremoto de terça-feira, o tremor também teve intensidade de quatro graus na escala de Mercalli.
E em Arica e Cuya, no extremo norte do Chile, a réplica foi de cinco graus de intensidade, segundo o relatório da Onemi.
O órgão ressaltou que não há informações sobre danos pessoais ou na infraestrutura do local, nem alteração dos serviços básicos, como consequência do tremor.
Além disso, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA, sigla em espanhol) informou que o abalo sísmico não teve as condições para poder gerar um tsunami no litoral chileno.
Desde o terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter da última terça-feira, mais de 265 réplicas sacudiram a zona norte do Chile, das quais cerca de 30 foram sentidas pela população.
Nas regiões de Arica e Parinacota e Tarapacá ainda há milhares de pessoas sem eletricidade e água potável em suas casas e muitos imóveis sofreram diversos tipos de danos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial