sábado, 4 de maio de 2013

Comitê coloca Brasil em 10º em ranking mundial de violência contra jornalistas

Relatório internacional registra agravamento da impunidade e pouca disposição do governo brasileiro em defender liberdade de expressão

O Estado de S.Paulo
O Brasil caiu uma posição – de 11º para 10º – no ranking mundial de Impunidade preparado anualmente pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ). A informação foi divulgada ontem em Nova York pelo CPJ, marcando o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa.
O cálculo leva em consideração o número de mortes de jornalistas provocadas por sua atividade em busca da informação e que não foram solucionados entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2012 e o total da população.
O País chegou a sair da lista da CPJ em 2010, mas voltou após o aumento do número de assassinatos de jornalistas e blogueiros, não acompanhado de processos e punições. Segundo o CPJ, citado pela a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), atualmente o Brasil tem nove casos não solucionados. Quatro jornalistas foram assassinados em 2012.
Outro levantamento divulgado ontem, e que marca também o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi o relatório da Freedom House, um grupo independente internacional. Segundo a entidade, cerca de 20% da população da América Latina viveu em 2012 sem imprensa livre.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial