sábado, 5 de abril de 2014

Ao lado de Mujica, novo mandatário nepalês é o mais pobre do mundo

4/4/2014 13:50
Por Redação, com RT - de Moscou


Sushil Koirala veio de uma família muito rica, mas leva uma vida simples e austera
Assim, como Mujica, Sushil Koirala veio de uma família muito rica, mas leva uma vida simples e austera
O presidente uruguaio, José Mujica, não está mais no alto da lista dos ‘líderes políticos mais pobres do mundo’. O novo campeão de humildade agora está na Ásia.
Mujica, o ‘Pepe’, como é carinhosamente conhecido em seu país, é muito querido dentro e fora do Uruguai por levar um estilo de vida longe do consumismo e por ser um político pouco convencional. Usa chinelos em solenidades chiques, liberou o cultivo e o consumo de maconha, o aborto e, recentemente, baixou uma lei para punir quem maltrata os animais. Ele doa 90% de seu salário, de aproximadamente US$ 12 mil, para organizações sociais e, até pouco tempo atrás, detinha o título de ‘presidente mais pobre do mundo’.
Agora, no entanto, o recém-empossado primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, é o mandatário mais pobre do planeta, segundo o diário norte-americano The Washington Post. Koirala chegou ao poder em 11 de fevereiro e sempre foi conhecido por seu estilo simples de vida, sempre muito austero. Embora pertença a uma família muito rica, recusou-se a receber sua parte na herança do pai, após o falecimento. Não é dono de terras e, antes de se mudar para o palácio presidencial, morava em uma casa alugada na capital Catmandu.
Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro tem demonstrado, em gestos de humildade e sensatez, que a justiça social é sua meta. Segundo a agência britânica de notícias BBC, Koirala devolveu, recentemente, US$ 650 que lhe haviam emprestado para viajar à capital da Birmânia, Naypyidaw. Em sua página, na internet, informa que os únicos bens dos quais utiliza são três celulares, um dos quais não funciona muito bem. Tal qual Mujica, a única propriedade em seu nome é um antigo VW ‘fusca’, de acordo com a declaração anual do imposto de renda.
Os dois mandatários têm outros pontos em comum. Suas idades superam os 70 (Koirala tem 74 e Mujica, 78). Ambos também viveram uma juventude bastante agitada. O presidente uruguaio foi integrante de um movimento guerrilheiro, o grupo Tupamaros, e o seu colega nepalês passou um tempo na cadeia, após a participação no sequestro de uma aeronave.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial