Papa troca integrantes da comissão que supervisiona Banco do Vaticano
Foram substituídos o ex-secretário de Estado Tarcisio Bertone, que era o presidente da comissão, e o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
Em julho do ano passado, quando voltava da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, o Papa Francisco confessou não saber se fecharia ou não o Banco do Vaticano. Nesta quarta-feira (15), ele deu uma resposta.
Renovou por mais cinco anos a comissão de cardeais que fiscaliza a instituição. Mas trocou os cardeais quatro anos antes do previsto. Dos cinco nomes, só um permanece: o francês Jean-Louis Tauran.
Foram substituídos o ex-secretário de Estado Tarcisio Bertone, que era o presidente da comissão, e o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Entre os novos nomes, o do atual secretário de estado Pietro Parolin. O presidente da comissão deverá ser escolhido pelos próprios cardeais.
Há quem sustente que a decisão de mudar os nomes não foi um gesto de descontinuidade com o governo do antecessor Bento XVI, mas uma imposição do comitê europeu que avalia a transparência das instituições financeiras e as normas contra a lavagem de dinheiro. A intenção é a de afastar o Banco do Vaticano de qualquer suspeita.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial