quarta-feira, 30 de novembro de 2011

União Europeia aprovará na 5ª feira mais sanções contra Irã e Síria (Postado por Danuza Peixoto)


A União Europeia (UE) aprovará na quinta-feira novas sanções contra a Síria e o Irã e discutirá futuras medidas adicionais contra os dois países, entre elas um embargo ao petróleo iraniano que, por enquanto, divide os Estados-membros. Os ataques à embaixada britânica em Teerã protagonizados na última terça-feira por estudantes islâmicos deram um novo argumento aos Governos que apostam em uma linha dura contra o regime, segundo reconheceram nesta quarta-feira fontes diplomáticas, às vésperas da reunião dos ministros de Relações Exteriores da UE em Bruxelas.
No encontro serão acrescentados cerca de 180 nomes à lista de responsáveis iranianos sancionados com congelamento de fundos e proibição de viajar à UE, medida tomada nas últimas semanas por causa do relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que acusa o Irã de trabalhar na tecnologia necessária para fabricar armas nucleares.
Dentro das novas sanções propostas pelos Estados-membros estão, dentre outras, a opção de atacar as finanças iranianas atuando contra seu Banco Central e de impor um embargo às importações de petróleo.
Esta última medida, sugeridas pela França, desperta reservas entre alguns Governos, como deixou claro esta semana o vice-primeiro-ministro polonês, Waldemar Pawlak, que advertiu que cortar a provisão de petróleo iraniano à Europa pode criar "turbulências" nos mercados e disparar os preços.
Nesta quarta-feira, fontes diplomáticas reconheciam que as importações de petróleo são "um assunto de interesse nacional" para alguns Estados-membros, que compram grandes quantidades do país.
A intenção da UE é de que na reunião os ministros dêem uma orientação sobre a linha a seguir para que os especialistas comecem a trabalhar na aplicação de novas sanções, que seriam aprovadas formalmente em um futuro próximo. Além disso, o bloco assinará uma condenação aos ataques contra a embaixada britânica e manterá um debate "aberto" sobre a situação.
Por essa razão, fontes diplomáticas asseguram que não se pode descartar que alguma delegação coloque medidas como a retirada de embaixadores, embora essa opção não esteja na agenda e não será apresentada pela Alta Representante da UE, Catherine Ashton.
Além do Irã, a Síria será o outro foco de atenção dos ministros, com a aprovação de diversas sanções que afetarão numerosos setores, dentre elas a proibição da venda de equipamento para a indústria petrolífera síria e dos investimentos na construção em novas usinas de produção de energia.
Também será proibida a exportação de software e outros produtos que podem ser utilizados para vigiar comunicações eletrônicas. As sanções impedirão todo tipo de empréstimo ao Governo e que as companhias europeias comprem dívida síria, enquanto os bancos do país não poderão abrir escritórios na Europa ou investir em entidades da UE.
Os 27 Estados-membros devem acrescentar nomes de pessoas e instituições à lista de sancionados, na qual hoje figuram 74 indivíduos e 19 entidades. O caso sírio será discutido com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, que almoçará com os ministros para coordenar as medidas de pressão.
Além disso, os ministros devem repassar de modo mais geral a situação no mundo árabe e nos Bálcãs Ocidentais e no processo de paz no Oriente Médio.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Idoso erra em pouso de emergência e avião para em árvore na Polônia (Postado por Lucas Pinheiro)

Um piloto de 80 anos cometeu um engano e acabou "pousando" seu pequeno avião nos galhos de uma árvore na cidade de Wielmoza, na Polônia.

O acidente ocorreu no domingo (27).

O piloto Cezary Muchnik , que estava sozinho na aeronave, foi resgatado com vida pelos bombeiros.

Ele planejava voar da República Tcheca até a cidade polonesa de Cracóvia, segundo a imprensa local.

Mas a aeronave teve problemas no motor e ele se viu obrigado a tentar um pouso de emergência.

Segundo a polícia, a ideia era pousar em um campo, mas aparentemente Muchnik não viu que havia árvores no caminho.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cem mil pessoas protestam contra governo no Egito (Postado por Danuza Peixoto)

Pelo menos cem mil pessoas se reuniram na Praça Tahrir, no centro do Cairo, em um protesto contra a junta militar que controla o Egito.
Os manifestantes exigem a renúncia dos militares e entre as frases ouvidas na praça está "Não vamos sair, ele sai".
A frase faz uma referência ao marechal Mohamed Hussein Tantawi, líder da junta militar.
Os manifestantes também querem o adiamento das eleições no país, que devem começar na segunda-feira.
O protesto na Praça Tahrir ocorreu depois das orações de sexta-feira. O local é palco de protestos há uma semana.
Mas, desta vez, dezenas de milhares de pessoas foram para o centro do Cairo participar do que os organizadores chamaram de "sexta-feira da última chance", exigindo a transferência imediata de poder.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Metade dos americanos apoiaria ação militar contra o Irã (Postado por Danuza Peixoto)


Uma pesquisa elaborada pela Universidade de Quinnipiac, nos Estados Unidos, aponta que 50% dos americanos apoiaria um ataque militar contra o Irã se não funcionarem as sanções impostas ao país por seu programa nuclear, enquanto 38% se mostraram contrários a essa possibilidade. Além disso, 88% dos consultados acreditam que o programa nuclear do Irã é uma ameaça "grave" ou "muito grave" para a segurança dos EUA, segundo a pesquisa, que foi realizada entre os dias 14 e 20 de novembro, com entrevistas a 2.522 pessoas e uma margem de erro de 1,9 pontos percentuais.
Se Israel atacar o Irã, 46% dos entrevistados consideram que os EUA deveriam apoiar seu aliado, enquanto 44% defendem a neutralidade e 6% pensam que seria preciso se opor a essa ação.
"Os americanos estão muito preocupados pelo desenvolvimento do programa nuclear do Irã e não acreditam que a atual política de sanções econômicas seja efetiva", afirmou Peter Brown, diretor assistente do Instituto de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac.
Na segunda-feira passada, o Governo dos EUA aumentou a pressão contra o sistema bancário do Irã ao declarar o país "jurisdição de preocupação prioritária por lavagem de dinheiro", e anunciou novas sanções contra os setores nuclear e petroquímico.
A tese americana que o programa nuclear do Irã tem alvos militares encobertos, rejeitada por Teerã, foi respaldada pelo relatório apresentado este mês pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Reino Unido e Canadá também anunciaram na segunda-feira novas sanções financeiras contra o Irã, e a União Europeia (UE) prepara outras, enquanto a Rússia considera que estas medidas não são legais e complicam qualquer esforço para entabular conversas com Teerã em matéria nuclear.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou hoje em um ato público em Teerã que seu país já dispõe de tecnologia nuclear, que "não retrocederá" na pesquisa e que o objetivo é o uso exclusivamente civil dessa energia.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasileiro relata confrontos em praça do Cairo e diz que amigo ficou cego (Postado por Lucas Pinheiro)





"É uma coragem inacreditável", diz o brasileiro que vê de perto os jovens da linha de frente das manifestações de rua nos arredores da praça Tahrir, no centro do Cairo. "O Exército está usando um gás muito forte, chamado 'gás cs'. Quando estoura na nossa cara, dói o peito, dói o olho. Explodem três ou quatro bombas e caem 50 pessoas no chão."

Aldo Cordeiro Sauda, de 24 anos, se formou em Relações Internacionais em São Paulo. Após a queda do ditador Hosni Mubarak, em 11 fevereiro deste ano, decidiu ir ao Egito acompanhar o que acontece no país e continuar suas pesquisas na área. Chegou lá em agosto, e desde então foi toda semana a alguma manifestação.

Em entrevista ao G1 por Skype, do apartamento em que está no Cairo, ele falou sobre como é estar no meio das manifestações - que continuam, agora contrárias à demora da junta militar, que substituiu Mubarak, em realizar mudanças democráticas. Desde o último sábado, 36 pessoas morreram. Após a repressão deste final de semana, o gabinete provisório de ministros civis pediu demissão.

Nesta terça (22), a junta concordou em formar um "governo de salvação nacional" e realizar eleições presidenciais antes de julho de 2012, cedendo assim às pressões populares para apressar a transição de poder no país. Uma eleição parlamentar para compor o grupo que elaborará a nova Constituição está confirmada para o dia 28 deste mês.

Leia os principais trechos do relato:

Chegada
"Eu morava na rua em que estão rolando os confrontos. Meu primeiro hotel está debaixo de tiroteio há três dias. Agora me mudei pra um bairro tranquilo do Cairo. Os embates estão rolando na porta do Ministério do Interior.

Eu cheguei no começo de agosto, logo depois que a segunda ocupação da [praça] Tahrir tinha sido encerrada. Logo no começo do Ramadã. Fui em todas as manifestações. Não tem manifestação todo dia, mas praticamente toda sexta-feira."

Greves
"Eu sempre me deparei com uma greve. Uma das historias que não é contada é que quem ajudou muito a derrubar o governo [de Hosni Mubarak] foi o movimento operário - principalmente o de base tecelã de uma cidade chamada Mahalla.

Desde 2006 existe uma ascensão do movimento operário egípcio. O movimento 6 de abril é, na verdade, de solidariedade do movimento operário. A mesma coisa acontece com outros movimentos. Nos últimos dias [antes da queda de Mubarak] teve uma paralisação geral, e o regime não aguentou.

Esse ascenso começa em 2006, e a cada ano que passa tem o dobro de greves. As greves não param. Teve há umas semanas uma grande greve dos transportes, depois dos professores. Nesse sentido, o que mais tem aqui é greve. Uma das reivindicações deles é o salário mínimo. Aqui não tem. E a situação econômica está muito ruim."

Movimentos políticos
"O movimento tem tido dois eixos. As greves, mais organizadas, e o povo na rua, quase sem nenhuma organização. Todos os movimentos políticos aqui são muito pequenos. A única organização politica de verdade é a Irmandade Muçulmana, que está louca pra chegar ao poder. À direita deles, tem os salafistas, que é um movimento ultraislâmico radical.

Nos primeiros dias da revolução, a Irmandade não participou, mas sua juventude, sim. Existe um conflito entre a juventude da Irmandade, mais liberal, e a própria. Quando a Irmandade viu que não dava pra ficar longe, ela entrou e ajudou a empurrar o movimento.

Está tendo uma revolução nas ruas, mas na pratica houve um golpe de Estado. O general [Hussein] Tantaui [chefe da junta militar no poder atualmente] tomou o poder. O povo quer o fim do regime Mubarak. Porque a substituição de Mubarak pelo Tantaui não implicou o fim do regime. Foram feitas diversas concessões pela junta militar, e o povo hoje tem clareza disso.

As pessoas gostam do Exército no Egito, ou gostavam. E ele posou como grande salvador da pátria quando derrubou Mubarak, só que o povo vê que não é isso.

Uma questão muito seria é a dos tribunais militares para civis. Isso está sendo usado pra perseguir os revolucionários. Não está havendo mudanças econômicas. Não tem liberdade e justiça social. Nenhuma das reivindicações da revolução está sendo atendida."

Eleições
"Toda sexta-feira há tentativa de mobilização de massa. Eles não estavam conseguindo colocar muita gente na rua.

Nessas eleições [parlamentares] que a junta [militar] está organizando, dizem que é a primeira eleição livre, mas não é exatamente isso, pois os remanescentes de Mubarak que estão conduzindo. Aqui no Egito, os remanescentes do antigo regime estão em outros partidos, eles vão disputar as eleições e têm muito dinheiro. Isso está deixando muita gente brava."

O último confronto
A irmandade organizou na última sexta um ato contra a carta que a junta estabeleceu com regras base para a nova Constituição. Na sexta, a maioria [na manifestação] era de salafistas e a Irmandade. A turma que convoca manifestação toda sexta-feira também veio. A irmandade tinha demandas específicas. O que o setor de esquerda exige é o fim da ditadura militar. Essa não é a exigência da Irmandade islâmica. Dos liberais sim, mas eles são minoria.

O que aconteceu? Chegou a noite, o pessoal da irmandade foi embora e ficaram uns 50 moleques pra dormir na praça [Tahrir] sexta-feira, uns inclusive meus amigos. Chegou o Exército às 4h da manhã, espancou todo mundo e tirou o pessoal da praça. Eles avisaram os amigos, que avisaram os amigos. Até ligaram pra mim 10h dizendo 'vem pra praça que tá tendo confronto'. Aí o pessoal veio, a praça lotou.

Sábado começou com 50 pessoas, virou 2 mil às 11h, 15 mil às 16h. E o confronto era com a polícia. Só que a polícia apanhou muito e perdeu boa parte da estrutura repressiva. Quem tem contido as massas é a polícia do Exército."

No meio da briga
Machuquei meu joelho sábado no empurra-empurra. Porque tem muito. O Exército entrou para expulsar o povo, só que eles retomaram a praça e virou uma batalha.

O Exército tá usando um gás que é muito forte, chamado 'gás cs'. Quando estoura na nossa cara, dói o peito, dói o olho. Estive perto de vários jornalistas e todo mundo fala não dá pra entender que produto químico estão jogando. Explode três ou quatro bombas e caem 50 pessoas no chão. Não dá pra descrever a potência. Se você está perto e ele explode, você não consegue enxergar. Dá dor de cabeça, náusea, dor nas juntas.

Tem três hospitais no meio da praça. Sempre que eu vou levo medicamento, porque eles precisam. Quem fica na frente cai e sempre tem uma pessoa que os leva pro hospital.

Morreram umas 20 pessoas só de asfixia. Eles estão atirando e mirando nos olhos. Tenho um amigo que perdeu a visão, um fotógrafo. É muito gás. Para você ter uma ideia, o chão da rua Mohammed Mahmud [rua paralela ao Ministério do Interior] está branco. E o Exército recua porque é muita pedra. Quando você olha pro chão, é um mar de pedras. É uma coragem inacreditável.

Quando você entra na praça vê milhares de pessoas com vinagre e coca-cola pra proteger o olho e agora tem camelô vendendo máscara. Eu tô usando uma máscara, paguei uns quatro, cinco reais.

E fica um empurra-empurra. Tem barricadas em volta da praça. O pessoal usa as barricadas pra se proteger e de lá atira os coquetéis molotov. É muito violento na Mohammed Mahmud. É a área mais violenta é a rua paralela do Ministério do Interior, que é quem controla a policia aqui. Se a polícia recuar, o povo vai tomar o ministério do Interior.

Rotina
Eu acordo e vou pra praça. E a vida continua. Então em alguns lugares em volta da praça, você vai achar restaurantes abertos, coisas assim.

Está inverno aqui. Então eu vou com um jeans grosso, dois casacos, uma máscara e com um lenço em volta do pescoço. Todo mundo tem que ter um lenço para colocar vinagre por causa do gás.

Eles distribuem mascara na praça, aquelas de cirurgia. A minha é uma que teoricamente protege um pouco mais, é para quando se usa muita tinta. E eu também estou com um óculos. Todo mundo tem muito medo de ficar cego.

Linha de frente
De vez em quando eu vou pra linha de frente. Na verdade, quem está lá são jovens das torcidas organizadas. Eles fazem os cantos das torcidas. Eles acendem as tochas, soltam fogos de artifícios e vão pra briga com a polícia. São uns 300 moleques que ficam na linha de frente que são os ‘heróis’ da revolução egípcia. Às vezes eu vou lá pra frente ver como está. Uma vez uma colega australiana quis ir também e desmaiou com o gás. Tive que sair correndo com ela. E se você sai correndo da linha de frente vem um monte de gente jogar coisas na sua cara [para aliviar os efeitos do gás] mesmo que você não queira.

Eu fico na praça o dia inteiro. Todos os meus amigos estão na praça. Também é algo social. A gente sai, vai almoçar em volta da praça, volta pra praça. Socialmente é um lugar muito vivo. Acabei de fazer a barba e estou indo pra lá."

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ONU aprova readmissão da Líbia no Conselho de Direitos Humanos (Postado por Danuza Peixoto)



NOVA YORK, 18 Nov 2011 (AFP) -A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta sexta-feira a readmissão da Líbia no Conselho de Direitos Humanos, após a queda do líder Muamar Kadhafi. "O povo da Líbia sofreu com a tirania e iniciou um processo político para restabelecer um Estado democrático com respeito aos direitos humanos e com liberdades básicas", disse o enviado à Libia das Nações Unidas, Ibrahim Dabbashi, diante da assembleia de 193 membros.
O voto de apoio à Líbia foi de 123 países. Opuseram-se Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela, e foram registradas seis abstenções.
Dabbashi disse que a decisão da Assembleia Geral de suspender a Líbia, em março passado, havia sido sensata, pois impediu que Kadhafi tivesse liberdade para "assassinar e atormentar" o povo da Líbia.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Benetton anuncia retirada de fotomontagem de 'beijo' com Papa (Postado por Lucas Pinheiro)


O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira (16) a decisão de retirar de circulação de sua nova campanha publicitária uma fotomontagem que mostra o Papa Bento XVI "beijando" na boca o imã da universidade egípcia de Al Azhar, Ahmed el Tayyeb.

"Lembramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, a Benetton, lamentando o fato de a utilização da imagem ter "ofendido os sentimentos dos fiéis"

O anúncio da decisão da Benetton foi divulgado minutos depois que o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, ter informado em nota oficial que a Secretaria de Estado do Vaticano estudava possíveis medidas para "garantir o respeito à figura do Santo Padre". O Vaticano considerou a fotomontagem falta de respeito a Bento XVI.

O Vaticano afirmou que a campanha se trata de "um uso inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada no marco de uma campanha publicitária com fins comerciais".

"Trata-se de uma grave falta de respeito com o Papa, uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, uma demonstração evidente de como uma publicidade pode violar as regras elementares do respeito às pessoas para atrair a atenção mediante uma provocação", continua o texto.

A fotomontagem, que faz parte da nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada nesta quarta por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.

Luca Borgomeo, presidente da Associação dos telespectadores católicos italianos, também pediu a retirada imediata da publicidade.

Uma outra imagem impactante foi colocada em outro banner diante da catedral de Milão, mostrando Barack Obama beijando o presidente chinês, Hu Jintao.

Segundo a Benetton, não está prevista a veiculação da campanha no Brasil.

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotomontagens provocadoras nos anos 1990, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

O fotógrafo italiano comprometeu-se com temas ligados à liberdade sexual, Aids e mais geralmente contra descriminações a comunidades, raças e culturas.

As relações entre o Papa e o imã sunita de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.

O imã interpretou os protestos como uma intromissão do Vaticano nos assuntos religiosos de seu país.

"Trata-se de imagens simbólicas - com um toque de esperança irônico e de provocação construtiva - para promover uma reflexão sobre a maneira pela qual a política, a religião, as ideias, mesmo se opostas e diversas, podem levar ao diálogo e à mediação", justificou-se a Benetton.

Campanha contra o ódio exibe cartaz com 'beijo gay' do Papa (Postado por Danuza Peixoto)



    Campanha traz montagem com o papa Bento XVI beijando o Imã do Cairo, Safwad Hagazi. Foto: Benetton/Reprodução Campanha traz montagem com o papa Bento XVI "beijando" o Imã do Cairo, Safwad Hagazi
    Foto: Benetton/Reprodução
      A empresa italiana Benetton lançou nesta quarta-feira uma polêmica campanha contra o ódio e o preconceito com cartazes espalhados pelas cidades de Roma e Milão que trazem figuras internacionais trocando beijos, entre elas o papa Bento XVI. A campanha faz parte das ações da fundação Unhate (Deixe de odiar, em português), criada e patrocinada pela Benetton.
      Uma faixa com a montagem do papa Bento XVI beijando o Imã do Cairo, Safwad Hagazi (a autoridade muçulmana do Egito), foi estendida na Ponte dell'Angelo, em Roma, localizada nas proximidades do Vaticano,
      O site oficial da fundação Unhate divulgou as montagens na manhã desta quarta-feira. Mas antes do lançamento oficial, pedestres curiosos já haviam fotografado as faixas espalhadas por Roma e Milão e as imagens foram divulgadas pela mídia italiana.
      A campanha também traz montagens envolvendo os presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da China, Hu Jintao, da Venezuela, Hugo Chávez, da França, Nicolas Sarkozy, entrou outras personalidades.

      segunda-feira, 14 de novembro de 2011

      Taxistas fazem suspeitos de roubo andarem nus no meio da rua no Peru (Postado por Lucas Pinheiro)




      Três suspeitos de assalto foram obrigados por um grupo de taxistas enfurecidos a caminhar nus pela rua principal da cidade de Huancayo, no Peru, durante a madrugada, informou a polícia nesta segunda-feira (14).

      Os motoristas capturaram o trio quando partiram para ajudar um colega que tinha alertado, por rádio, que estava sendo assaltado.

      Os assaltantes foram dominados, agredidos, despidos e amarrados com cordas.
      Depois, os taxistas obrigaram o trio a caminhar até a praça principal da cidade andina, a 3.050 metros de altitude, e sob uma temperatura de cerca de 8 graus centígrados.
      Os taxistas chegaram a ameaçar "fazer justiça com as próprias mãos", mas a polícia chegou a tempo e prendeu o trio.

      sábado, 12 de novembro de 2011

      Exército turco liberta reféns após matar sequestrador de barco (Postado por Lucas Pinheiro)

      Comandos especiais do Exército da Turquia invadiram, na madrugada deste sábado (12) o navio sequestrado na sexta-feira (11) por um suposto integrante do grupo armado curdo PKK, morto durante a ação, e libertaram as 23 pessoas a bordo - 19 passageiros e quatro tripulantes -, informou a Delegação do Governo em Istambul.

      O navio "Kartepe", de propriedade municipal, fazia o trajeto entre duas cidades do golfo de Izmit, situado na parte mais oriental do mar de Mármara, quando foi sequestrado por volta das 13h45 (de Brasília). O drama dos reféns durou cerca de 12 horas.

      Naquele momento, porém, ainda não se sabia se havia sido um homem ou cinco os autores do sequestro, como reconheceu em entrevista coletiva o ministro de Transporte, Binali Yildirim.

      A confusão aconteceu porque o único sequestrador confiscou os telefones de todos os passageiros e rendeu o capitão, dizendo que fazia parte de um grupo de cinco pessoas e que possuía explosivos.

      O navio se deslocou em direção ao oeste até chegar a Silivri, na margem europeia de Istambul, mas teve que parar nos arredores da metrópole turca devido à falta de combustível.

      Através do capitão, o sequestrador fez chegar aos agentes da Guarda Costeira uma mensagem pedindo combustível, água e alimentos.

      Porém, nos três navios da Guarda Costeira que tinham seguido o navio sequestrado haviam se infiltrado comandos especiais do Exército.

      Nesta madrugada, à 1h35 (de Brasília), os comandos entraram em ação  e o sequestrador terminou morto, informou o delegado do Governo em Istambul, Huseyin Avni Mutlu, acrescentando que passageiros e tripulantes não sofreram nada.

      O delegado informou que o sequestrador era militante do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), mas a organização não reivindicou a ação.

      sexta-feira, 11 de novembro de 2011

      Padre é condenado a pagar US$ 100 milhões a vítima em caso de pedofilia (Postado por Lucas Pinheiro)

      Um júri em Miami tomou uma decisão considerada um marco nesta quinta-feira (10), condenando um padre acusado de abusos sexuais pedófilos a pagar US$ 100 milhões (o equivalente a R$ 176 milhões) a uma das vítimas dos abusos.

      Foi o primeiro dos mais de 20 processos similares envolvendo o reverendo Neil Doherty a chegar ao veredicto de um júri - vários outros foram resolvidos com acordos que resultaram em pagamentos de cerca de R$ 50 mil.

      Outra diferença no caso da vítima Andres Susaña, de 40 anos, foi que o réu foi o próprio padre, e não a arquidiocese da qual ele fazia parte.

      Em uma sessão durante a semana, Susaña coutou ao júri sobre os abusos sofridos quando ele tinha 14 anos, e afirmou que desde então enfrenta depressão, segundo reportagem do "Miami Herald".

      Em uma ocasião, segundo ele, o padre Doherty chegou a levá-lo a um motel onde havia outro menor de idade e uma câmera sobre um tripé. Após ver o homem, parcialmente vestido, começar a beijar e apalpar o outro jovem, Susaña disse que fugiu do quarto em choque.

      "Esse homem é como o diabo. Ele é um lobo sob pele de cordeiro", afirmou.

      Apesar da vitória, Susaña pode não receber nunca a quantia da sentença, já que Doherty se encontra preso em um cárcere do condado de Broward aguardando o julgamento em outro caso de abuso. O padre se declara inocente das acusações.


      quarta-feira, 9 de novembro de 2011


      Últimas notícias

      Terremoto no leste da Turquia mata ao menos cinco pessoas

      Terra Brasil - 
      Um terremoto de 5,6 graus abalou na noite desta quarta-feira a região leste da Turquia, provocando a queda de 25 prédios, incluindo dois hotéis, e deixando ao menos cinco mortos, informaram fontes oficiais. "Vinte pessoas foram resgatadas com vida, ...

      Sem acordo, anúncio do novo premiê grego é adiado para quinta-feira

      Portogente - 
      ATENAS – As negociações para a escolha do novo primeiro-ministro da Grécia voltaram a cair em um novo impasse eo presidente Karolos Papoulias convocou os líderes políticos para uma nova reunião nesta quinta-feira. Os líderes políticos falharam em ...

      'Descartada possibilidade de vítimas', diz major sobre desabamento ...

      G1.com.br - 
      As buscas por possíveis vítimas do desabamento que ocorreu na tarde desta quarta-feira (9) no bairro de Massaranduba, em Salvador, foram encerradas por volta das 23h20 desta quarta. O Corpo de Bombeiros informou que não há possibilidade de haver ...

      Brian Grazer substitui Brett Ratner e produzirá cerimônia do Oscar

      veja.com - 
      Washington, 9 nov (EFE).- Brian Grazer produzirá a transmissão da próxima cerimônia do Oscar após a demissão de Brett Ratner, informou nesta quarta-feira o presidente da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Tom Sherak. ...

      Adobe deixa Flash Player de lado e concentra esforços no HTML5

      veja.com - 
      Nova York, 9 nov (EFE).- A empresa de softwares Adobe Systems, criadora de programas como o Photoshop, anunciou nesta quarta-feira que deixará de desenvolver seu popular Flash Player para navegadores móveis e concentrar seus esforços na linguagem de...

      Mister dinheiro

      O POVO Online - 
      Nem Barcelona, nem Real Madrid. O futuro de Neymar será no Santos, pelo menos até 2014. O presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, anunciou ontem que o jovem astro de 19 anos assinou um novo contrato e vai ficar na Vila Belmiro até a Copa ...

      Berlusconi promete que não se candidatará a premiê

      China Radio International - 
      O premiê italiano, Silvio Berlusconi, prometeu nesta quarta-feira (9) que realizará uma eleição após sua renúncia e que não pretende se candidatar ao cargo outra vez. Em entrevista a uma televisão local, Berlusconi afirmou que a colisão de ...

      Após relatório da ONU, Ocidente quer impor novas sanções ao Irã

      G1.com.br - 
      Países ocidentais pediram nesta quarta-feira (9) novas sanções contra o Irã por causa de um relatório da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) segundo o qual o país tem trabalhado para fabricar bombas atômicas. ...

      Milhares de estudantes protestam em Londres

      A Bola - 
      Milhares de estudantes manifestaram-se, esta qurta-feira, em Londres contra os cortes nos gastos públicos eo aumento crescente do valor das propinas nas universidades. A marcha começou ao início da tarde junto à Universidade de Londres, onde milhares ...

      Polícia procura autor de bala perdida na Paulista

      Destak Jornal - 
      A Polícia Civil requisitou imagens para tentar identificar o autor de um disparo que atingiu um gerente de uma loja da avenida Paulista anteontem, segundo O Estado de S.Paulo. O gerente foi socorrido, medicado e liberado ainda anteontem. ...

      Aposta de GO leva prêmio de

      G1.com.br - 
      A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou nesta quarta-feira (9) as seis dezenas sorteadas no concurso 1.335 da Mega-Sena, realizado em São Paulo (SP). O prêmio estimado em R$ 21,8 milhões teve apenas um acerto feito por uma aposta de Goiânia, em Goiás. ...

      Lei Seca terá tolerância zero para álcool e direção

      O Dia Online - 
      Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem um projeto de lei que criminaliza o motorista flagrado ao volante sob efeito de álcool. Atualmente, pela Lei Seca, é crime, com pena de prisão, dirigir com seis decigramas de ...

      Vice-prefeito é encontrado morto

      Gazeta de Alagoas - 
      Olho d'Água do Casado – A polícia ainda não tem uma linha de investigação definida para a morte do vice-prefeito de Olho d'Água do Casado, Aderval André Souza de Alencar (PSDB), 26 anos, encontrado morto com um tiro na cabeça na manhã de ontem, ...

      Vale anuncia oferta pública para fechar capital de área de ...

      G1.com.br - 
      A Vale informou nesta quarta-feira (9) que realizará no dia 12 de dezembro oferta pública (OPA) com o objetivo de fechar o capital da Vale Fertilizantes. Segundo a companhia, o edital de oferta pública para a aquisição de até 100% das ações de emissão ...

      Tensão global faz Bovespa ceder 2,5%

      O POVO Online - 
      A bolsa brasileira retrocedeu 2,5% no fechamento, atingindo os 57.549 pontos. O giro financeiro foi de R$ 6 bilhões. O presidente italiano, Giorgio Napolitano, disse que as medidas exigidas à Itália serão aprovadas Investidores temerosos com os ...

      Sonegação soma R$ 500 mi na região

      Jornal da Cidade - Baurú - 
      A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo eo Ministério Público Federal (MPF) deflagraram ontem uma megaoperação na Capital e em 60 cidades do Interior em combate à sonegação fiscal (leia mais abaixo). Na região de Bauru, somente este ano, ...

      Grupo Mabel anuncia venda para a PepsiCo nesta quinta-feira

      Economia - iG - 
      A fabricante de biscoitos Mabel deve anunciar amanhã (dia 10) a venda de suas operações para a PepsiCo, em um negócio de R$ 800 milhões, segundo fontes. A empresa marcou uma coletiva de imprensa com seus principais acionistas em Goiânia às 16h30 da ...

      Cor dos olhos já não é algo que nasce connosco

      Expresso - 
      Médico norte-americano está a desenvolver um método pioneiro para alterar a cor dos olhos, mas outros especialistas aconselham precaução com o tratamento. Os olhos azuis poderão deixar de ser exclusivos das pessoas que nascem com essa característica. ...

      Grande asteroide chegará muito perto da Terra nesta terça

      Terra Brasil - 
      Do tamanho do Pão de Açúcar e mais preto que carvão, um grande asteroide passará nesta terça-feira bem perto da Terra, a uma distância inferior à da Lua. A passagem é incomum, já que, a maioria dos asteroides deste tamanho não passa próximo ao nosso ...

      Documentário sobre médico de Michael Jackson causa polêmica nos EUA

      Terra Brasil - 
      Os administradores do patrimônio de Michael Jackson criticaram a emissora de TV americana "MSNBC" pela decisão de transmitir um documentário neste fim de semana sobre o médico Conrad Murray, considerado culpado na Justiça pela morte do artista. ...

      Shakira conquista estrela na Calçada da Fama

      MTV Brasil - 
      Nesta terça-feira (8), chegou a vez de Shakira ganhar sua estrela na Calçada da Fama. A cerimônia, presenciada por vários fãs e pelos familiares da artista, é mais um reconhecimento pelas duas décadas de sucessos que a cantora vem acumulando. ...

      Giane volta a ser internado

      Meia Hora Online - 
      Prestes a completar 39 anos, no próximo sábado, Reynaldo Gianecchini voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde deu início a mais uma sessão de quimioterapia. O ator luta contra um câncer no sistema linfático, diagnosticado em...

      Ecad alega calote e pede cancelamento do SWU

      Destak Jornal - 
      Uma briga judicial milionária entre o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) ea organização do SWU ameaça a realização da edição deste ano do festival, que acontece neste fim de semana. O órgão, que cuida da arrecadação de direitos ...

      Grêmio aceita liberar André Lima para o Palmeiras em troca de Kleber

      UOL Esporte - 
      Palmeiras e Grêmio finalmente se aproximam de um acordo eo desfecho do caso Kleber parece perto do fim. O Grêmio aceitou o pedido do clube paulista de envolver o atacante André Lima na negociação com o Gladiador. Agora, caberá à diretoria alviverde ...

      Dedé: 'Pensei em virar um jogador maluco'

      O POVO Online - 
      Na vitória contra o Universitario (PER), na noite desta quarta-feira, Dedé foi o autor de dois gols e contribuiu para mais um, dos cinco gols cruz-maltinos que garantiram a classificação do Vasco às semifinais da Copa Sul-Americana. ...

      RJ: chefe do tráfico, Nem é preso tentando fugir em porta-malas

      Terra Brasil - 
      A Polícia Federal confirmou que o chefe do tráfico da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi encaminhado à superintendência da instituição, na praça Mauá, região central do Rio de Janeiro, onde será feito o registro da prisão. ...

      Torcida do Fluminense perde seu 'super-herói' dos anos 90

      globoesporte.com - 
      Ézio Leal Moraes Filho não era um craque. Mas era o típico jogador que agradava ao torcedor. Se era um atacante que não tinha uma grande habilidade, não fugia da briga com os zagueiros. E tinha faro apurado de gol. Após passagens pelo Bangu, Olaria,...

      CRB volta à Série B do Brasileirão

      Gazeta de Alagoas - 
      A partir do ano que vem, o CRB está de volta à Série B do Brasileiro. E a vitória saiu ontem à noite, sem que o Galo estivesse em campo pela Série C O Galo foi beneficiado pelo empate de um a um entre América-RN e Luverdense. ...

      Critério do SOS Emergências é questionado

      Diário do Grande ABC - 
      O Ministério da Saúde foi cobrado hoje, em reunião do Conselho Nacional de Saúde, sobre os critérios para a escolha dos 11 hospitais que receberão financiamento do programa SOS Emergências. Entre as unidades beneficiadas na primeira etapa estão ...

      Estado multa ferros-velhos em São Gonçalo por manter potenciais ...

      R7 - 
      A SEA (Secretaria de Estado do Ambiente) multou três ferros-velhos de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, nesta quarta-feira (9), durante uma operação de fiscalização e de combate à dengue. Eles foram notificados e multados por funcionar a céu ...

      Estudo descobre como parasita da malária inicia o ataque ao corpo

      G1.com.br - 
      Uma descoberta publicada nesta quarta-feira (9) pode levar a novos remédios e vacinas contra a malária. Cientistas desvendaram como o agente causador da doença invade os glóbulos vermelhos do sangue. De acordo com a pesquisa publicada na revista ...

      Fique livre do diabetes

      O Dia Online - 
      Rio - A cada dia, 500 novos brasileiros descobrem que têm diabetes. O número é alarmante, mas a prevenção adequada pode diminuir a quantidade de casos. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) aponta que 69% dos brasileiros não conhecem os ...