Vettel vence prova agitada na Coreia e põe mão na taça. Massa roda e é 9º
Alemão fatura quarta prova seguida e pode ser campeão na próxima etapa, no Japão. Kimi e Grosjean completam pódio. Brasileiro reage e pontua
Mas o carro de motor Ferrari mais bem colocado não foi o do espanhol, mas sim a Sauber, de Nico Hulkenberg. O badalado alemão, que concorre com Massa por uma vaga na Lotus, foi um dos destaques da prova, conquistando um expressivo quarto lugar depois de largar em sétimo.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP do Japão, válido pela 15ª etapa da temporada e que pode decidir o título. Os treinos no tradicionalíssimo circuito de Suzuka começa na quinta-feira, 22h (horário de Brasília), com exibição no SporTV. A corrida é na madrugada de domingo, 3h, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Dos circuitos da F-1, Yeongam possui um dos mais curtos trechos entre a linha de largada e a primeira curva, dificultando a vida dos pilotos nos primeiros metros. Vettel manteve a ponta com autoridade, seguido por Hamilton, Grosjean, Rosberg e Alonso. Já Massa acabou sendo surpreendido por Gutiérrez e caiu para sétimo.
A terceira curva é uma espécie de “segunda largada”. Com uma grande desaceleração após a longa reta oposta, diversos pilotos ficaram lado a lado para dividir a freada. E a confusão foi inevitável. Quem levou a pior foi Massa, que rodou sozinho e ficou atravessado na pista (vídeo). Não atingido por pouco, o brasileiro caiu para último. Alonso deu uma escapada e perdeu a posição para Hulkenberg, enquanto Button danificou o bico no tumulto. Grosjean foi esperto e tomou o segundo lugar de Hamilton. E quem mais lucrou na primeira volta foi Maldonado, que ganhou oito posições, subindo de 18º para décimo.
Após 15 voltas, o único a não parar nos boxes era Daniel Ricciardo, da STR, que figurava na quarta posição. Vettel se mantinha na ponta, três segundos à frente de Grosjean e a quatro de Hamilton. Em quinto aparecia Rosberg, acompanhado por Hulk, Alonso, Raikkonen e Webber. Nesse momento, Massa era o 15º.
Ricciardo, enfim, fez seu pit stop na 18ª passagem, retornando em 13º. A partir daí, a grande atração da prova passou a ser o pelotão formado por Hulkenberg, Alonso, Kimi e Webber. O espanhol da Ferrari chegou a tirar fino do alemão da Sauber em uma freada mais forte na disputa pelo quinto lugar. Um pouco mais atrás, Massa descontava a ultrapassagem de Gutiérrez e assumia a 14ª posição.
Na 27ª volta, Paul di Resta estrelou a primeira batida do dia. Perdeu estranhamente o controle de sua Force India no miolo do circuito asiático e acertou a barreira de proteção. No pelotão da frente, o desgaste de pneus começava a pesar para alguns pilotos. Alonso perdeu o quinto lugar para Webber. Já Rosberg vinha tirando mais de 2s de diferença por volta de Hamilton. Porém, no momento em que foi passar seu companheiro de Mercedes para assumir o terceiro lugar, sua asa dianteira cedeu repentinamente e começou a arrastar o chão levantando faísca (vídeo). O alemão teve que ir para os boxes, acabando com suas chances de pódio. De tabela, o problema de Nico prejudicou também a corrida de Hamilton, que, com pneus em frangalhos, precisou se manter por mais uma volta na pista, e virou na casa de 1m50.
No 32º giro, o pneu de Pérez dechapou no meio da reta soltando a banda de rodagem. Webber precisou ser ágil para desviar dos fragmentos. O safety car teve que ser acionado para a retirada dos detritos da pista. Imediatamente, os pilotos que não haviam feito o segundo pit stop correram para os boxes. Webber, que havia parado uma volta antes resolveu visitar novamente os pits. Vettel fez sua parada e se manteve na ponta, seguido por Grosjean. Raikkonen, que havia feito o segundo pit stop há algumas voltas, já aparecia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Hulkenberg e Alonso.
O carro de segurança saiu de cena e a corrida recomeçou, mas por pouco tempo. Adrian Sutil perdeu o controle da Force India e atravessou a pista como uma bola de boliche. Sobrou para Webber, que foi acertado em cheio. Vivendo uma maré de azar, o australiano, que vinha fazendo uma boa prova de recuperação, abandonou e viu sua RBR ser tomada pelo fogo pela segunda corrida consecutiva. Com isso, a corrida precisou ser paralisada novamente. Dessa vez, o australiano voltou para o paddock com um fiscal, de moto, sem direito a carona de Alonso. Ciente, através do rádio que o safety car entraria na pista novamente, Raikkonen deu o bote em Grosjean e assumiu a segunda posição.
Na nova relargada, destaque para o duelo entre Alonso e Hamilton pelo quinto lugar. O espanhol da Ferrari chegou a ultrapassar o britânico da Mercedes, mas levou o troco curvas depois. Mais à frente, Kimi e Grosjean tentavam não perder contato com o líder Vettel. O francês chegou a ameaçar a segunda posição do finlandês, mas foi aconselhado pela equipe a "segurar a onda", o que o deixou incomodado.
Na meiúca, Massa, em 12º, se via no meio de um bolo com Gutiérrez, Maldonado, Pérez e Bottas. O brasileiro chegou a encostar no mexicano da McLaren ao se defender. Na sequência, aproveitou o enrosco entre o venezuelano da Williams e o piloto da Sauber para passar os dois e entrar na zona de pontuação.
A sete voltas do fim, Hamilton deu o bote e passou Hulkenberg para assumir o quarto lugar. Mas o alemão foi rápido e recuperou a posição na reta seguinte. Alonso se aproveitou para encostar e pressionar o britânico. Porém, sem sucesso em superar o rival. Lá na frente, Vettel recebia a bandeirada para mais uma vitória. Raikkonen e Grosjean cruzaram a linha de chegada na sequência, mostrando a boa forma da Lotus no circuito. Rosberg completou a prova em sétimo, acompanhado de Button. Com o abandono de Ricciardo a poucas voltas do fim, Massa ainda ganhou mais uma posição de bandeja, terminando em nono. Pérez fechou a zona de pontuação.
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 4s200
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 4s900
4) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 24s100
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 25s200
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 26s100
7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 26s600
8) Jenson Button (ING/McLaren) + 32s200
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 34s300
10) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 35s100
11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 35s900
12) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 47s000
13) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 50s000
14) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1m03s500
15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1m04s500
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1m07s900
17) Max Chilton (ING/Marussia) + 1m12s900
18) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 2 voltas
19) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 3 voltas
20) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 5 voltas
Não completaram a prova:
Mark Webber (AUS/RBR) 41 voltas
Paul Di Resta (ING/Force India) 29 voltas
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (RBR) 1m41s380
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