sábado, 20 de dezembro de 2014

Parlamento cubano ratifica acordo com Estados Unidos

Raúl Castro presidiu a reunião focada na renovação das relações da ilha comunista com os EUA

 

O Parlamento cubano ratificou hoje (19) por unanimidade o acordo alcançado entre Havana e Washington para normalizar as relações entre os dois países, após mais de meio século de hostilidade.
"O Parlamento cubano deu hoje apoio unânime" ao acordo bilateral anunciado quarta-feira (17), durante discurso do presidente de Cuba, Raúl Castro, segundo noticiou a agência de notícias cubana Prensa Latina.
Raúl Castro presidiu hoje a reunião semestral do Parlamento cubano, em sessão focada na renovação das relações da ilha comunista com os Estados Unidos.
O embargo contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois de fracassada invasão da ilha conhecida como Baía dos Porcos, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro.
Ainda na quarta-feira, os Estados Unidos libertaram os últimos três membros do grupo conhecido como os Cinco de Cuba, condenados em 2001 por espionagem.
A libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labanino e Antonio Guerrero foi anunciada no mesmo dia em que o regime de Havana libertou o norte-americano Alan Gross, detido há cinco anos em Cuba, também por espionagem.
O Parlamento cubano conta com 612 membros e não tem representantes da oposição. A reunião de seus membros ocorre duas vezes por ano.
A sessão de hoje, fechada à imprensa internacional, foi convocada para rever o progresso do Plano Econômico Anual, que não cumpriu o objetivo de crescimento fixado em 2,2% para este ano. Segundo representantes do Conselho de Ministros no início do ano, Cuba deverá crescer apenas 1,3% em 2014.
 
Agência Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial