sábado, 21 de fevereiro de 2015

Incêndio atinge prédio de 79 andares em Dubai

Um incêndio atingiu neste sábado (21) um dos prédios residenciais mais altos do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes. O edifício Marina Torch Tower tem 361 metros de altura, 79 andares, e foi inaugurado em 2011. 
De acordo com a imprensa local, o fogo começou no 51º andar e foi se espalhando pelos apartamentos superiores, chegando à cobertura. Centenas de pessoas tiveram que evacuar o local. O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para conter as chamas devido aos fortes ventos registrados na cidade. 
No entanto, ainda não se sabe a origem do incêndio. Testemunhas afirmam que os alarmes soaram por volta das 2h05 locais. "Três alarmes dispararam durante a semana, mas todos foram falsos. Pensei que este também seria, mas depois senti o cheiro de queimado", contou um dos moradores do prédio, proprietário e um apartamento no 59º andar. 
Tags: bombeiros, dubai, edifício, Fogo, Marina

sábado, 14 de fevereiro de 2015

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Papa Francisco e Edward Snowden estão entre indicados ao Nobel da Paz

Compartilhar
Milhares de pessoas, incluindo todos os membros do Parlamento da Noruega, podem fazer indicações ao Prêmio Nobel da Paz, que devem ser enviadas até 1º de fevereiro. O prêmio de US$ 1,2 milhão será anunciado em outubro. O Instituto Norueguês do Nobel não divulga os nomes dos concorrentes, mas especialistas do país compilam listas. Entre os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2015 estão: Novaya Gazeta, um jornal russo crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin; Edward Snowden, ex-prestador de serviços do NSA que vazou detalhes sobre a vigilância eletrônica norte-americana; o Papa Francisco e Mussie Zerai, um padre que ajuda imigrantes africanos na Itália. 

O Papa Francisco foi indicado por enfatizar a justiça social e o cuidado com o meio ambiente.  Edward Snowden, por mostrar como os cidadãos são monitorados com poucos controles democráticos. Jornal Novaya Gazeta, indicado por seu trabalho para expor a corrupção. O Padre Mussie Zerai, por ajudar alguns dos milhares de imigrantes africanos que arriscaram a vida cruzando o Mar Mediterrâneo. Para o chefe do Instituto de Pesquisas da Paz de Oslo, Kristian Berg Harpviken, indicou Mussie como seu favorito. "A crise imigratória piora dia a dia", disse ele.

Harpviken afirmou que o prêmio "também divulgaria mais amplamente o tema da liberdade de mídia" depois do ataque islâmico ao jornal semanário satírico francês Charlie Hebdo no mês passado, no qual 12 pessoas foram mortas. Harpviken duvida que o próprio Charlie Hebdo poderia vencer, mas a violência islamita foi criticada no ano passado, quando a honraria foi dividida com a adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que advoga a educação para meninas e sobreviveu a uma tentativa de assassinato do Taliban em 2012.
 
Com informações do G1