segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Nicarágua inicia as obras do polêmico canal interoceânico

Os manifestantes protestam contra o impacto ambiental do projeto, cujos estudos ainda não foram divulgados

Publicado em 22/12/2014, às 18h47


Da AFP

 / Foto: Inti Ocon / AFP

Foto: Inti Ocon / AFP

A concessionária chinesa HKND inaugurou nesta segunda-feira (22) as obras para a construção do canal interoceânico da Nicarágua na cidade de Rivas, sudoeste do país, sob um ambiente tenso devido às ameaças de protestos.
"Vamos iniciar as obras do canal com o apoio e a compreensão do governo e do povo nicaraguense", declarou o presidente da HKND, Wang Jing, em cerimônia realizada em Rivas, epicentro dos maiores protestos contra o projeto.
O ato teve a presença de representantes do governo, entre eles o vice-presidente Omar Hallesleven e o filho do presidente Daniel Ortega, Laureano Ortega.
O governo concedeu, em junho de 2013, à HKND uma concessão para construir e administrar o canal por 50 anos prorrogáveis por outro período igual. O custo avaliado da obra é de 50 bilhões de dólares.
O megaprojeto também terá obras acessórias, como dois portos, um aeroporto, uma zona franca, um complexo turístico e habitacional.
Novas manifestações estão previstas na capital Manágua.
Centenas de camponeses já bloquearam a estrada entre Manágua e o departamento de Rio San Juan, sudeste do país, por onde passará o canal, segundo imagens da imprensa local.
Os manifestantes protestam contra o impacto ambiental do projeto, cujos estudos ainda não foram divulgados.

Palavras-chave

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial